São Caetano faz campanha para resgatar cidadania em vulneráveis

São Caetano lançou na última semana a campanha Não dê dinheiro, dê oportunidade, com objetivo de conscientizar a população sobre ações que podem gerar exploração e violência, e informar sobre serviços que promovam resgate da cidadania e dignidade de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Em entrevista ao RDtv, a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Marília Felismino, fala sobre a ação.

Segundo Marília, a campanha tem como intuito, resgatar a cidadania da população mais vulnerável, com intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com fornecimento de acolhimento da população. “Sabíamos da necessidade de estender a mão para essas pessoas, então em um momento de tantas dificuldades, começamos uma campanha com acolhimento para ouvir essa população em situação de vulnerabilidade, resgatá-las e fornecer atenção”, explica.

Newsletter RD

Diferente de outras campanhas desenvolvidas, esta de São Caetano é voltada para um resgate educativo, que vista orientar os munícipes para um canal correto de auxílio. “Começamos a pensar na campanha já entendendo a prática das pessoas na questão da vulnerabilidade, então desenvolvemos uma ação educativa, que fizesse com que ação mais comum – de doar esmolas – fosse interrompida, uma vez que a oferta de dinheiro pode trazer sérios agravantes como exploração sexual, consumo de álcool e drogas e até tráfico”, explica.

A secretária de Assistência e Inclusão Social, Marisa Catalão, lembra que com os efeitos da pandemia sobre a economia, houve um aumento significativo de pessoas em situação de rua, o que fez com que a campanha surtisse um efeito ainda maior na cidade. “Muitos perderam seus empregos e/ou continuam sem oportunidade de trabalho. Porém, quando oferecemos dinheiro, sustentamos essa condição e a ilusão de que é possível viver por meio de pequenas contribuições”, explica.

Diante disso, o Creas vem como uma rede de serviços de assistência social especializada, onde as pessoas podem ser encaminhadas para acolhimento e tem acesso a benefícios sociais, por meio de inclusão no CadÚnico, do Governo Federal. “O Creas faz a abordagem dessas pessoas em situação de rua, entende as necessidade e encaminha cada uma da melhor forma possível, de acordo com cada situação. O serviço ajuda não só as pessoas, mas busca também os seus familiares, regulariza documentos, faz a inserção na rede de serviços de saúde, escolar, e ajuda também no cadastramento de currículos”, lembra a secretária.

Somente no fim de janeiro, a cidade contabilizou 68 pessoas cadastradas que viviam nas vias públicas do município. “Temos certeza que o número se refere à crise econômica e financeira ocasionada pela pandemia. Nossa cidade nunca teve tantas pessoas nessas condições. O número de atendidos em situação de rua aumentou aproximadamente 40%”, conclui Marisa.

Quem deseja ajudar moradores em situação de rua, basta entrar em contato com o SOS Cidadão 156 pelo telefone 0800 7000 156 ou com o Creas no telefone 4228-8942.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes