Pais de alunos reclamam de déficit de aulas em Santo André

Alunos do 5º ano da escola Professora Yvonne Zahir reclamam de professora que não está dando aulas virtuais (Foto: Imagem Ilustrativa)

Pais de alunos matriculados na escola municipal Professora Yvonne Zahir, no bairro Jardim Las Vegas, em Santo André, reclamam da constante falta de aulas na rede municipal. Segundo os pais, os estudantes do 5º ano sofrem com a falta de aulas, mesmo no formato remoto, porque uma professora não ministra a disciplina, o que faz com que os responsáveis tenham que sanar as dúvidas. O SindServ Santo André explica que os professores têm enfrentado falta de infraestrutura para ministrar aulas com o novo formato e que o problema já foi relatado à Prefeitura.

Adriana Souza, avó de uma das alunas, diz que a professora dos alunos leciona a disciplina no momento que lhe é conveniente e não segue nenhum cronograma escolar. “Ela manda poucas atividades através de um grupo no WhatsApp. Minha neta está com bastante dificuldade em matemática e mesmo assim, a professora parece nunca estar disponível para ajudar”, relata.

Newsletter RD

Adriana conta que diante da situação, pensa em denunciar a educadora para a escola, já que nada é feito para consertar o problema. “Ela dá aula na hora que quer e quando reclamamos sobre isso, nada acontece. Ela não tem cronograma para dar as aulas e assim não conseguimos cobrar sobre o que é passado”, denuncia.

A reclamante menciona, ainda, que em uma das aulas que conseguiu acompanhar – no formato virtual- percebeu que o conteúdo não é repassado de forma adequada. “Na aula que consegui acompanhar, percebi que ela não faz o trabalho de maneira correta. Não consegue sequer ficar uma hora dentro da sala de aula passando o conteúdo para os alunos”, diz.

Procurada, a Secretaria de Educação de Santo André informa “que todos os alunos da rede municipal de ensino já tiveram suas aulas iniciadas de maneira remota no dia 9 de fevereiro, com opção de acompanhamento online ou retirada de material impresso. As atividades oferecidas aos alunos em ambos os casos são reportadas à assistente pedagógica das unidades e o acompanhamento da direção. No caso da unidade em questão, a Pasta esclarece que as aulas estão documentadas e são realizados registros diários das atividades”. A Secretaria de Educação orienta que, em caso de dúvida a respeito da condução das aulas remotas, as famílias procurem a unidade escolar e agendem uma reunião junto à direção da escola para o esclarecimento de todas as questões.

Resposta do SindServ

Em nota, o Sindserv Santo André esclarece que “muitas famílias andreenses desconhecem a realidade vivida pelos professores e professoras da rede municipal de ensino na gestão do prefeito Paulo Serra.

Quanto à reclamação da munícipe sobre ausência de aulas na escola municipal Professora Yvonne Zahir, o Sindserv  esclarece que os docentes da rede foram orientados pela Secretaria de Educação (SE) a realizarem em fevereiro acolhimento das crianças por meio de atividades lúdicas e socioemocionais.

O conteúdo específico para cada ano/etapa voltará ao normal a partir deste mês de março, seguindo calendário escolar do ano letivo de 2021.

Importante destacar que 100% dos professores e professoras andreenses estão na atividade do ensino remoto, em home-office, desde abril de 2020, início da pandemia mundial de covid-19. Os profissionais da educação estão lecionando suas aulas usando sua própria internet. Seus celulares pessoais já não comportam as demandas escolares; e por outro lado as famílias têm dificuldades de acesso à internet. Para garantir o ensino remoto, os educadores estão utilizando os seus próprios recursos tecnológicos.

Na época da eleição municipal, em novembro de 2020, os educadores receberam um chip da Prefeitura, mas muitos não têm aparelhos celulares para dois chips. Alguns chegaram a comprar, com seu próprio dinheiro, outro aparelho celular para atender as demandas – e até agora não foram ressarcidos pela Prefeitura.

O Sindserv Santo André exigiu uma resposta da Secretaria de Educação sobre esses problemas enfrentados pelos educadores e educadoras. No entanto, as respostas não apontam a resolução concreta dos problemas relatados pelos educadores andreenses.

O Sindserv Santo André reitera que é urgente que a Secretaria de Educação qualifique as estratégias de trabalho remoto para a garantia da aprendizagem, mesmo à distância.

O sindicato mantém o diálogo permanente para construção de soluções, pois são os educadores e educadoras de modo geral que estão na linha de frente do trabalho”.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes