Equipe do Fed viu deterioração das condições do mercado de trabalho em dezembro

Os rumos da pandemia de covid-19 e as medidas para contê-la continuam guiando a economia nos Estados Unidos e no exterior, avalia a equipe do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), de acordo com ata publicada nesta quarta-feira, 17, com relação à mais recente reunião de política monetária da instituição. O crescimento desacelerou no último trimestre, e o PIB ainda não conseguiu retomar os níveis anteriores à pandemia, destaca o documento.

As condições do mercado de trabalho se deterioraram, e o nível de emprego segue abaixo do começo de 2020. Na visão da equipe, os níveis de preços no país também estão abaixo do que estavam antes da pandemia.

Newsletter RD

Já a produção industrial no país avançou no quarto trimestre, ainda que não tenha recuperado os padrões anteriores à crise, aponta o documento.

Os dados no último trimestre demonstram uma queda na economia internacional, em grande parte guiada pelas medidas de contenção aplicadas para tentar impedir o avanço da covid-19, particularmente na Europa. Tal fator afetou especialmente o setor de serviços nas economias avançadas.

Ferramentas

Os dirigentes do Federal Reserve reforçaram o compromisso da entidade de utilizar todas as ferramentas disponíveis para dar suporte à economia dos Estados Unidos, segundo informou a ata. Apesar da vacinação contra a covid-19 e o esperado pacote de estímulos fiscais terem melhorado a perspectiva a médio prazo, os dirigentes ainda consideram a trajetória da economia incerta, com riscos impostos pela pandemia.

Os membros do Fed ainda notaram que o programa de vacinação em massa foi “essencial” para suportar a melhora dos gastos com consumo, que ganharam impulso por políticas fiscais adotadas no ano passado.

Produtos duráveis puxaram os ganhos nos últimos meses, enquanto serviços continuaram pressionados pela pandemia, diz a ata. Já as vendas de casas seguem em ritmo “robusto”, apoiadas pela adoção de juros historicamente baixos nos EUA, notaram os dirigentes.

Reservas

As reservas excedentes devem aumentar rapidamente entre o fim do primeiro semestre de 2021 até meados da segunda metade do ano, refletindo as compras de ativos em andamento feitas pelo Federal Reserve e os declínios esperados nos saldos mantidos na Conta Geral do Tesouro, segundo apontaram dirigentes na mais recente reunião de política monetária do Fed, de acordo com ata publicada nesta quarta.

O documento diz que os preços de mercado sugeriam que a taxa efetiva dos Fed funds cairão modestamente durante o segundo trimestre de 2021.

Mesmo com uma maior pressão nas taxas do mercado, a entidade monetária continuará fornecendo “controle efetivo” sobre a taxa dos Fed funds por meio das ferramentas disponíveis.

Rali de ativos

As condições financeiras ficaram mais frouxas no geral nos Estados Unidos, com a continuação do rali em ativos de risco. É isso que os dirigentes do Federal Reserve avaliam sobre o desenvolvimento recente dos mercados no país, de acordo com ata. Já os spreads diminuíram, especialmente para créditos vistos como de maior risco.

Os rumos da pandemia e os panoramas para a política monetária seguem sendo os principais fatores a guiar os mercados financeiros nos EUA, de acordo com os dirigentes.

O desenvolvimento da vacinação foi mais devagar do que o esperado, e a trajetória de curto prazo da pandemia de covid-19 piorou, segundo o documento. No entanto, mesmo com o aparecimento de novas variantes do coronavírus, o mercado se mostrou “confiante”, avaliam os dirigentes.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes