Santo André abre quarto ponto de drive-thru para vacinação

Ao RDtv nesta quinta-feira (11/2) o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), revelou que a partir do próximo final de semana haverá um quarto ponto de vacinação contra o covid-19 a partir do sistema drive-thru. O local será o estacionamento do Shopping Grand Plaza, na região central. A ideia é acelerar a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos.

Estacionamento estará disponível para a imunização no final de semana (Foto: Reprodução/Facebook)

Além do Grand Plaza, segue a vacinação pelo mesmo sistema no Paço Municipal, na Craisa e no estádio Bruno José Daniel. Os demais idosos que estão no grupo de vacinação, mas que não podem se deslocar de carro até os locais de vacinação podem agendar a imunização em suas residências.

Newsletter RD

Com 3,37% da população imunizada, o chefe do Executivo aponta que o cenário ainda depende do aumento da produção de vacinas para alcançar as metas estabelecidas como a de vacinar todos aqueles com 60 anos ou mais até abril, mês de aniversário da cidade.

“Atualmente estamos vacinando entre 1,5 mil e 2 mil pessoas. Todas as cidades da região estão avançando bem, cada um com o seu sistema, mas com uma vacinação rápida. Claro que gostaríamos de receber 200 mil doses, por exemplo, quem não gostaria? Mas dentro do que está acontecendo estamos seguindo bem o trabalho”, explicou.

A cidade já iniciou o processo da segunda dose do imunizante Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac) para os profissionais da saúde e agora aguarda as novas remeças para seguir com a ação no município. A expectativa é que novas doses sejam distribuídas por volta do dia 20 de fevereiro.

Enquanto isso, a região segue na expectativa sobre a possibilidade de adquirir 300 mil doses da vacina Sputnik V, da Rússia. Um protocolo foi assinado junto à Inovat, uma das empresas que serão responsáveis pela produção do imunizante.

Para que o ABC tenha acesso algumas etapas ainda precisam ser ultrapassadas como a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a quantidade que será enviada ao Ministério da Saúde e a possibilidade de venda em separado dos lotes pré-solicitados, algo também feito pelas cidades do Alto Tietê e pelo Governo do Paraná.

Caso a compra seja concretizada pelos municípios do ABC, a ideia é iniciar um protocolo próprio para a vacinação de profissionais da Educação, Transporte e Segurança Pública. Enquanto isso, Paulo Serra, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, tenta articular os últimos detalhes para que os professores possam retomar para o trabalho presencial a partir de março, algo que é alvo de protestos da categoria que tenta evitar a retomada sem que este grupo seja imunizado.

Questionado sobre o fim de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com o descredenciamento feito pelo Ministério da Saúde, Serra afirmou que a cidade não perdeu unidades por iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado que garantiram a manutenção de todas as vagas tanto nos hospitais de campanha quanto nos centros que disponibilizam o serviço de atendimento para os infectados pelo novo coronavírus. Atualmente a ocupação de leitos em Santo André está em 65%.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes