Marcelo veta congelamento do IPTU em Mauá

O debate sobre o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Mauá seguirá nos próximos dias. Ao RDtv nesta terça-feira (2/2), o prefeito Marcelo Oliveira (PT) confirmou que vai vetar a emenda do G14 (bloco de oposição) que gerava o congelamento do tributo. Caso o veto seja derrubado pelo Legislativo, ao invés de um reajuste de 4,77%, o imposto chegará a mais de 400% de aumento para 28 mil lares, conforme a atualização da planta genérica realizada em 2017.

Oliveira tenta o diálogo com o Legislativo que conta com a maioria oposicionista (Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, tal aumento acima da média foi evitado com projetos de lei que visavam apenas o reajuste conforme o código tributário, porém, o ex-prefeito Atila Jacomussi (PSB) acabou não enviando o projeto de lei para que o mesmo acontecesse em 2021, fato que evitaria tal situação de atraso na emissão dos carnês.

Newsletter RD

Com críticas a Atila, Oliveira afirmou que houve um entendimento errado de parte dos políticos da cidade. “O projeto de lei que enviamos para a Câmara Municipal não foi para reajustar em 4,77%, mas para evitar o aumento real para mais de 28 mil residências da nossa cidade”, disse o prefeito.

A devolução do projeto com o veto a emenda aprovada na última sexta-feira (29/1), em suas sessões extraordinárias, ocorrerá nesta quarta-feira (3/2). O chefe do Executivo espera que a situação seja resolvida ainda neste mês, fato que vai gerar um atraso na impressão dos carnês, inclusive com a primeira parcela do tributo que teria o vencimento em 15 de março e que passou para o dia 19 do mesmo mês.

Covid-19

Após o colapso na Saúde com a ocupação de 100% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os infectados pela covid-19, a Prefeitura de Mauá busca novas para evitar tal situação, entre elas, a possibilidade de pagar pela ocupação de leitos em hospitais particulares. Questionado sobre a possibilidade de criação de um novo hospital de campanha, Marcelo Oliveira garantiu que o assunto é cogitado, mas que não é o primeiro plano do município.

Sobre a vacinação, o chefe do Executivo mauaense afirmou que vai promover um plano de vacinação em casa dos idosos com 90 anos ou mais a partir de semana que vem. Com a chegada de 4.320 doses da coronavac nesta quarta, a cidade iniciará a imunização deste grupo na próxima segunda-feira (8/2), conforme determina o Plano Estadual de Imunização. Inclusive as pessoas que contam com parentes nesta faixa de idade podem entrar em contato com as unidades de saúde de seu bairro para realizar o agendamento.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes