Tite Campanella defende lealdade a Auricchio

“Essa cadeira não me pertence, ela pertence ao que teve mais votos na eleição de 15 de novembro que é o Auricchio”, é assim que o prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), retratou sobre sua fidelidade ao ex-prefeito. Ao RD nesta segunda-feira (1/2), o chefe do Executivo relatou sobre o combate ao covid-19 na cidade e as ações para a volta às aulas.

Tite relatou sobre suas primeiras medidas como prefeito (Foto: Reprodução)

Líder de governo da terceira gestão de José Auricchio Júnior (PSDB), Tite ressaltou a necessidade de se manter fiel ao amigo e principal líder político de seu grupo na cidade. O prefeito em exercício ainda acredita que o tucano reverterá sua situação na Justiça Eleitoral e assumirá o comando do Palácio da Cerâmica pela quarta vez.

Newsletter RD

Auricchio aguarda a retomada do julgamento sobre sua candidatura. Após sofrer derrotas na primeira e na segunda instância, o tucano tenta no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reverter a decisão que o manteve inelegível por ter uma condenação por doações ilegais na campanha de 2016.

Apesar de oficialmente não comandar a cidade, Auricchio acabou virando conselheiro de Tite nos primeiros dias desta gestão. “Eu converso sempre com o Auricchio, trocamos muitas ideias, eu até não ligo tanto para ele para não o incomodar. O Auricchio tem uma experiência política sensacional. Ele foi eleito prefeito quatro vezes, então não tem como abdicar dessa experiência que ele tem”, explicou.

Gestão

Nos primeiros dias de mandato, Tite afirmou que teve que realizar um plano de austeridade no município ao congelar 6% do orçamento, equivalente a R$ 64 milhões, para conseguir adequar os valores as necessidades. Tal fato, segundo o prefeito, garantiu o pagamento das duas parcelas do abono aos profissionais da Educação que estavam em atraso. A de novembro será paga em fevereiro e de a de dezembro será paga em abril.

Apesar da adequação, o chefe do Executivo não pretende emplacar muitos projetos para a cidade neste momento. O único ponto que virou alvo da gestão é a possibilidade de ajudas sociais caso ocorra uma redução do número de casos de coronavírus.

Sobre a covid-19, Tite afirmou que não houve necessidade de aumento do número de leitos na cidade e que atualmente 50% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados. Defendeu a retomada da fase amarela do Plano São Paulo para toda a região, assim como o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. E considera que exista um problema na comunicação dos líderes políticos com a população para que as medidas protetivas sejam seguidas.

Em relação a retomada das aulas presenciais na cidade, algo que ocorrerá em março, o prefeito interino alegou que diferente do ano passado, a pesquisa feita com a população apontou que a maioria quer a retomada dos alunos de maneira gradual, principalmente para aqueles que estão nos primeiros anos do ensino infantil e fundamental.

Todas as escolas estão com um processo de adequação para respeitar os protocolos regulamentados pelo Governo do Estado. Sobre a vacinação, a cidade aguarda a chegada de 4,8 mil doses da coronavac para iniciar o processo de imunização dos idosos. A ideia do município é criar a possibilidade de votar os dois primeiros grupos ao mesmo tempo, os de acima de 90 anos e os que tem entre 85 e 89 anos.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes