A Subsecretaria de Tecnologia e Inovação de São Caetano conheceu, nesta semana, dois projetos de outras duas startups relacionadas ao campo do meio meio ambiente, com o intuito de reforçar o diálogo e estreitar o relacionamento com empreendedores da nova economia. A conexão é feita através do UpLab do Senai, que agrega soluções inovadoras e que contribuem com o município na busca do conceito de cidade inteligente e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Foram apresentados projetos de água pobtabilizada, pela startup PWTech, e de energia fotovoltaica, pela Solid. O equipamento portátil é capaz de tornar potável cinco mil litros de água por dia. Conectado a placa solar e wi-fi, ele envia dados de consumo e vazão em plataforma on-line. “É um produto que tem um impacto ambiental extremamente relevante e contribui para a formação de São Caetano como uma cidade inteligente”, explica o subsecretário de Inovação, Luiz Gustavo Morcelli.
Em entrevista ao RDtv, Morcelli diz que a proposta é fazer com que o município valide mais projetos de startups e, assim, fique mais próximo de adotar soluções inteligentes para a gestão e os serviços públicos. “Para isso, essa parceria com o UpLab do Senai é fundamental. O trabalho realizado aqui é de um nível muito avançado e que trará diversos benefícios não só para a cidade mas para toda a região”, enfatiza.
O subsecretário lembra que a aproximação das startups junto ao Senai é um trabalho ininterrupto e que deve seguir com diversos segmentos. “É um trabalho desafiador, mas que será extremamente importante e sempre aberto para todos os segmentos. Queremos agregar novas ideias e inovações tecnológicas para São Caetano”, diz.
Economia limpa
São Caetano vem tomando medidas para atração de empresas de perfil inovador e economia limpa. Em 2019, a cidade recebeu uma das maiores startups de logística do Brasil, a Loggi. No mesmo ano, foram instaladas na cidade empresas como a SPI, grande no setor de sistemas de automação e com foco nas vendas on-line, a MadeiraMadeira, que em 2020 iniciou o processo de implantação de lojas físicas pelo Brasil.
A sexta unidade foi inaugurada em dezembro, no Centro da cidade. A escolha, segundo a companhia, se deu pela estrutura e o potencial de consumo do município, além do apoio da Prefeitura ao empresariado. A MadeiraMadeira foi a primeira empresa do Brasil a se tornar um unicórnio (atingir US$ 1 bilhão em valor de mercado sem abrir capital na Bolsa de Valores) no ano passado.
“Dessa forma São Caetano se destaca neste meio, com duas startups unicórnio. As duas lojas físicas do MadeiraMadeira estão instaladas em capitais e essa é a primeira a estar fora desse eixo, instalada justamente em São Caetano”, celebra o subsecretário Luiz Gustavo Morcelli.