Motoristas de ônibus ameaçam paralisar operações no ABC

Em assembleia realizada na última quinta-feira (14/1), na sede do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do ABC), em Santo André, funcionários de empresas de transporte coletivo do ABC afirmaram estar descontentes com as propostas apresentadas pelas empresas da região. Sem reajuste no salário há quase um ano, uma parcela dos 7,6 mil trabalhadores ameaça paralisar as operações no ABC já nos próximos dias.

Segundo o presidente do Sintetra, Leandro Mendes da Silva, quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) iniciou, em meados de março, os trabalhadores aceitaram a redução do salário e corte da jornada de trabalho, mas com o passar do tempo, se fez necessário a retomada dos direitos. “No começo até deu para entender, mas já vai fazer um ano e as dívidas e o aluguel não diminuem, os trabalhadores levaram a situação até onde deu”, diz.

Newsletter RD

De acordo com Silva, a proposta enviada pelo setor patronal inclui 75% do salário podendo chegar a 100% com inclusão do banco de horas, o que não foi aceito pela categoria. “Recebemos essa proposta, mas quando levamos para apreciação da categoria, votaram contra a proposta, porque acharam que já fizeram demais com quase um ano do salário abaixo da média. Agora querem receber 100% normal e sem nenhum corte”, conta.

Ainda de acordo com o presidente, ao informar a devolutiva, algumas empresas ameaçaram demissão de funcionários. “Algumas empresas chegaram a cogitar a demissão, mas só não dispensaram funcionários porque nem pra isso eles tem dinheiro. Tem funcionários que estão com salários atrasados desde o ano passado, além do vale alimentação e PLR (Participação de Lucros e Resultados)”, enfatiza.

Caso os trabalhadores não recebam o pagamento do adiantamento salarial no próximo dia 20, Silva alerta que as operações de ônibus poderão ser interrompidas na região.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes