São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires têm mais assassinatos

Número de mortes violentas em Santo André teve queda. (Foto: Google)

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública referente ao mês de novembro, mostra que as cidades de São Bernardo, Diadema e Ribeirão Pires tiveram mais mortes violentas do que no mesmo período (de janeiro a novembro) do ano passado, mesmo com um ano com menos pessoas nas ruas por conta da pandemia da covid-19. A estatística referente ao mês de novembro foi divulgada nesta segunda-feira (28/12) pela pasta.

Em Diadema, proporcionalmente a alta foi maior, de 27,3%, foram 28 assassinatos este ano, seis casos a mais que o registrado no ano passado. Em Ribeirão Pires o aumento de apenas um caso, representou alta de 25%. Em 2019 ocorreram quatro homicídios na cidade e este ano já foram cinco casos. Em São Bernardo foram 37 mortes violentas contra 35 de janeiro a novembro do ano passado, uma alta de 5,71%.

Newsletter RD

O destaque ficou para Rio Grande da Serra, que no ano passado teve 5 mortes violentas e neste ano até novembro não havia sido registrado nenhum homicídio. Mesmo assim 137 pessoas perderam a vida, vítimas de homicídio no ABC de janeiro a novembro, número não tão inferior aos 153 do ano passado.

Roubos

Se os números das mortes violentas não tiveram queda tão significativa, todos os outros indicadores da segurança, tiveram queda substancial de um ano para outro. Segundo os números oficiais os casos de roubo, que incluem roubo em geral, roubos de carga e de banco caíram de 21.292 para 16.867, queda de 20,7%.

O número de roubos de carro de janeiro a novembro também teve queda significativa se comparado com o ano passado. Em 2019 foram 6.112 veículos roubados na região, esse ano o número caiu para 3.739, ou seja, 38,9% menos casos.

Estupros

O número de casos de estupro na região do ABC, no geral teve uma queda sensível, se comparado com 2019. Foram 492 casos no ano passado e 447 registrados este ano. A queda foi de 9,15%. Tirando Santo André, as demais cidades da região registraram números menores de casos de estupro entre janeiro e novembro, comparando os dois anos.

Os casos de estupro em Santo André tiveram alta de 10%. De janeiro a novembro do ano passado foram 109 casos, número que passou para 120 no mesmo período deste ano.

Outro recorte dos números apresentados pela Secretaria de Segurança Pública é que se manteve o percentual do número de casos de estupro de vulnerável (quando a vítima é menor de 14 anos, tem enfermidade ou deficiência e não pode oferecer resistência). Do total de casos registrados este ano, 74% deles foram registrados como estupro de vulnerável, exatamente o mesmo percentual do ano passado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes