São Bernardo e São Caetano ampliam área de estacionamento para idosos

São Bernardo passou de 143 para 251 vagas exclusivas para idosos (Foto: arquivo pessoal)

Diante da crescente demanda de áreas para estacionamento rotativo para idosos na região, as cidades de São Bernardo e São Caetano ampliaram a oferta em mais 651 vagas, a fim de facilitar a vida do motorista que precisa estacionar na região central. Para utilizar os espaços exclusivos, é necessário ter mais de 60 anos de idade e possuir a credencial que autoriza a utilização gratuita da vaga.

Em São Bernardo, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas está em fase de demarcação de novas vagas para idosos no município, o que aumentará as atuais 143 vagas reservadas para idosos para o total de 251. A fiscalização destes espaços exclusivos se dá por meio de agentes de trânsito e videomonitoramento.

Newsletter RD

Para tirar o Cartão Nacional da Pessoa Idosa, é preciso ter 60 anos de idade, ter residência fixa no município, apresentar cópia de RG ou habilitação e comprovante de endereço. A solicitação pode ser feita pela internet www.prodigisaobernardodocampo ou presencialmente nos postos do Atende Bem, por meio de agendamento. O prazo para a emissão é de 15 dias úteis. Somente em 2019, foram 1.055 cartões emitidos, enquanto este ano, a Prefeitura não informou.

A moradora do Baeta Neves, Elizabeth Fonseca, de 33 anos, conta que apesar de parecer simples, sua mãe Maria Antonia, de 64 anos, não conseguiu emitir o cartão do idoso facilmente. “Tentamos fazer a solicitação pela internet por duas vezes e não conseguimos. Depois, quando fomos a um dos postos do Atende Bem, pegamos uma fila gigante e no final não quiseram nos atender, uma dor de cabeça”, conta.

Já para Adalberto Gonçalves, de 62 anos, e também morador do Baeta Neves, apesar de existir a credencial para idosos, as vagas existentes na cidade não são suficientes para dar conta da demanda. “Principalmente agora no período das festas de fim de ano em que todos estão nas ruas, as pessoas não respeitam as vagas de idosos, e não há quem fiscalize. Quem paga a conta somos nós, que dependemos dessas vagas”, reclama.

O aposentado diz, ainda, que por diversas vezes precisou tirar dinheiro do bolso para pagar estacionamentos particulares, sem as vagas exclusivas para idosos liberadas para uso. “Muitas vezes as vagas destinadas para idosos estavam ocupadas por pessoas que nem sequer tinham a credencial. Com isso, várias vezes tive que pagar estacionamento”, enfatiza.

Mais 400 vagas

Em São Caetano, atualmente são aproximadamente 4.600 vagas de Zona Azul, sendo que até o ano passado, a cidade contabilizava 4.200 vagas, com 5% destinadas exclusivamente para idosos. A fiscalização é feita pelos agentes de trânsito da Semob.

O critério para utilização das vagas exclusivas é a utilização de credencial. Para isso, é necessário apresentar no Atende Fácil o comprovante de endereço e cópia do RG para emissão do cartão. No período de pandemia, a solicitação pode ser feita online. Somente neste ano, foram emitidas 908 credenciais, 57,7% a menos que o ano passado, quando 2.147 solicitações foram feitas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes