A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) alterou a dinâmica de consumo em todos os setores, justificado pelo distanciamento social que impôs restrição nas vendas em formato presencial. O setor da alimentação foi um dos mais atingidos com a mudança, e com uma parcela do atendimento presencial temporariamente suspenso, o delivery ganhou protagonismo, agora 72% da população em busca de serviços que forneçam entregas via aplicativo.
Em entrevista ao RDtv, o diretor da Dr. Delivery, empresa especializada no ramo de delivery, Klever Oliveira explica que desde o início da pandemia (em meados de março) o serviço de distribuição teve um salto significativo. “A procura saltou da média de 48% para 72% das pessoas que usavam o smartphone para fazer pedidos, muito por conta da necessidade de se manter em isolamento social diante a pandemia”, explica Oliveira.
No entanto, apesar da alta, Oliveira diz que é preciso cuidado por parte dos comerciantes, uma vez que no pós-pandemia, o cenário pode mudar. “Por enquanto é um mercado com circulação muito grande, mas depois que a pandemia acabar essa procura pode baixar e ficar na casa dos 12% ou até 30% com a volta do atendimento presencial. Além disso a concorrência de grandes marcas pode engolir os pequenos negócios se não houver uma boa administração”, enfatiza o diretor.
Para isso, a sugestão é que desde já os administradores estudem seus cardápios, processos, estratégias, tecnologias, e logísticas empregadas nos negócios. “É importante pensar se há excessos no cardápio, estudar o que vai bem na aceitação do público e, principalmente, estudar o delivery apenas como 50% da operação total do seu negócio, mas nunca desequilibrar o serviço. É essencial construir o negócio como um todo: atendimento presencial e delivery, ambos com a mesma importância”, sugere.
Com as dicas de Oliveira, a proprietária da empresa Leva mais um Doce, em Santo André, Sharon Frizão, deu um pontapé em seus negócios e iniciou as entregas em meio à pandemia. “Começamos devagar, com a ajuda de quem já entendia do processo. Colocamos poucos produtos nos apps mais conhecidos e aos poucos começamos a vender. Sentimos algumas dificuldades no começo, mas com algumas adequações, fomos conseguindo”, diz.
Uma das estratégias adotadas para angariar novos clientes foi aplicar descontos atrativos. “Fomos vendo o que era possível fazer, dentro do nosso orçamento, e aplicamos alguns descontos para atrair novos clientes. Aos poucos entendemos o comportamento dos consumidores, os dias em que as vendas saiam mais e então até nos destacamos em meio a grandes marcas, o que no presencial é difícil de acontecer”, conta.
Outra estratégia da Leva mais um doce foi investir no cuidado com a embalagem dos produtos que saem para delivery. “Passamos a ter uma maior preocupação com o que chega nas mãos dos clientes, porque percebemos o quanto isso faz diferença”, explica Sharon. Para Oliveira, este é um dos fatores primordiais para o sucesso do negócio. “Todo e qualquer sucesso do empreendimento é baseado em toda construção do produto. O cliente não quer mais apenas receber o bom produto, ele também se importa com o cuidado da embalagem, higiene e até com a estética, isso que garante a fidelidade e que fará a diferença na concorrência”, afirma.