ABC tem mais da metade dos leitos de UTI ocupados por pacientes com covid-19

Até sexta-feira (4) foi contabilizado ocupação de 53,8% (Foto: Imagem Ilustrativa)

Mais da metade dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos do ABC estão ocupados por pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19). De acordo com as secretarias de saúde e com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em menos de 15 dias, a ocupação passou de 49,3% para 53,8% – com 160 pacientes internados até a segunda quinzena de novembro para 167 em dezembro.

Diferente do cenário visto em novembro – quando Diadema atingia o maior patamar de ocupação – São Bernardo carrega agora a maior taxa de ocupação de leitos de UTI (62,5%). A rede municipal conta atualmente com 437 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 306 em enfermaria e 131 para UTI. No entanto, do total, 158 leitos de enfermaria e 82 leitos de UTI estão ocupados. Para dar conta da demanda, a administração reforçou o atendimento com a oferta de 50 leitos, sendo 20 deles de UTI e outros 30 de enfermaria no Hospital de Clínicas (HC), situado na Estrada dos Alvarengas.

Newsletter RD

Na sequência aparece Santo André, com taxa de ocupação em 61,54% nos leitos de UTI e 49,54% nos leitos de enfermaria. A cidade conta, ao todo, com 402 leitos destinados à covid-19, sendo que 97 são exclusivos para casos de emergência. No caso de piora no cenário da doença, a Prefeitura informa que “se mantém estruturada para o atendimento aos pacientes, uma vez que foi o primeiro município da região a montar hospitais de campanha”.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Mauá está com 53,85% dos 26 leitos de UTI ocupados, ou seja, pelo menos 14 pacientes seguem em atendimento na emergência. A cidade conta, ainda, com 23 leitos de enfermaria para tratamento de casos mais leves da doença, sendo que nestas condições, há oito pacientes internados. Procurada pela equipe do RD, a Prefeitura não se manifestou sobre investimentos na área caso o cenário piore nos próximos dias.

O Hospital de Campanha de Ribeirão Pires, que conta com 41 leitos exclusivos para internação de casos suspeitos ou confirmados da doença está com 21 pacientes internados, o que corresponde a 51% do total de leitos disponíveis. Já em São Caetano há 19 leitos de UTI ocupados e 21 livres (46% de ocupação). A rede municipal conta, ainda, com 16 leitos de enfermaria ocupados e 12 livres (60%).

Capacidade máxima

Diadema que até a segunda quinzena de novembro havia apontado taxa de ocupação de 60% nos leitos de UTI, apresentou leve queda na taxa de ocupação nos leitos em dezembro, passou para 50% com cinco dos 10 leitos de UTI ocupados por pacientes diagnosticados com covid-19. Apesar disso, o Hospital Estadual de Diadema (Serraria) está com todos os leitos de UTI (7) ocupados.

Na ala de enfermaria ainda há vagas, no entanto o atendimento é exclusivo para casos mais simples da doença. São 12 leitos disponíveis enquanto no Hospital Municipal, dos 37 ainda há 11 vagas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes