Para Pio Mielo “não é hora de discutir golpe de Estado” em São Caetano

A disputa política em São Caetano segue normalmente e isso ficou claro durante essa quarta-feira (02/12). Enquanto a oposição realizava uma reunião, Pio Mielo (PSDB) assumia o comando interino da Prefeitura e este cenário chamou a atenção do tucano. Em entrevista ao RDtv, o chefe momentâneo do Poder Executivo criticou as tentativas jurídicas de inviabilizar o quarto mandato do licenciado José Auricchio Júnior (PSDB).

Pio Mielo segue na defesa fervorosa de Auricchio (Foto: Eric Romero/PMSCS)

Ao falar sobre sua agenda para essa quinta-feira (03/12), Mielo resolveu responder as tentativas de prosseguir com a disputa eleitoral devido ao processo que inviabilizou até o momento a eleição de Auricchio devido a lei da ficha limpa.

Newsletter RD

“São Caetano, pela legislação, é uma cidade de turno único e a eleição acabou. O prefeito Auricchio é o prefeito eleito e reeleito para os 160 mil habitantes da cidade. Eu estou no exercício do nosso mandato para o conjunto da população. Agora não é hora de ficar fazendo reunião, fazer discussão política, não é hora de ficar discutindo golpe de Estado, fazendo arquiteturas mirabolantes. Agora é hora de se unir a favor de São Caetano”, disse o também presidente do Legislativo.

“Agora é hora de quem tem uma ideia, quem tem uma sugestão para apresentar, dialogar, construir, não ficar jogando pedra, trabalhando no quanto pior melhor. É hora de somar forças, defender as cores da nossa cidade, defender a nossa população”, completou.

A fala acontece horas após uma reunião liderada pelo ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Fabio Palacio (PSD), com o seu grupo político. Oficialmente a ideia é reunir formas para cobrar o mandato de Auricchio, mas internamente foi entendido como uma forma de pressionar ainda mais por uma nova eleição na cidade.

Auricchio segue com sua candidatura indeferida no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e aguarda o resultado de seu recurso para reverter a situação. O entendimento jurídico é de que caso o tucano não consiga virar o jogo até o dia 18 de dezembro, último dia para a diplomação dos eleitos, a cidade passará por uma escolha indireta no dia 1º de janeiro para saber quem assumirá interinamente o comando do Palacio da Cerâmica.

Ou seja, o próximo presidente da Câmara assumirá a Prefeitura por até 90 dias e neste período terá que convocar uma nova eleição para definir quem será o prefeito ou prefeita até 31 de dezembro de 2024. Ao ser questionado se tentará o terceiro mandato na liderança do Legislativo, Pio Mielo foi enfático ao destacar que não pensa nisso no momento e que a articulação só ocorrerá na sessão especial de posse.

Inclusive o tucano será o presidente desta sessão de posse por ter sido o vereador eleito com o maior número de votos, 3.008. Internamente Mielo tem o nome bem quisto junto a base governista chegando a ser cogitado para ser o vice de Auricchio, algo que acabou nas mãos de Dr. Seraphim (Podemos).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes