PF e Polícia Suíça prendem três por extorsão de funcionário da ONU

A Polícia Federal e a Polícia Federal Suíça deflagraram na manhã desta quarta, 2, a Operação Geneve para prender dois brasileiros e um homem com dupla nacionalidade – brasileira e suíça – que extorquiam funcionário da Organização das Nações Unidas.

Durante as investigações, a PF identificou que o valor extorquido inicialmente era de 450 mil francos suíços, o equivalente a mais de R$ 2,8 milhões. Os investigadores também apuraram que um irmão da vítima teria sofrido uma tentativa de atentado a bomba no Brasil.

Newsletter RD

As ordens de prisão cumpridas no Brasil foram expedidas pela 6ª Vara da Justiça Federal em Ribeirão Preto. Em Genebra, as autoridades suíças expediram mandados de prisão e de busca e apreensão e, assim os investigados foram presos simultaneamente.

Os investigados poderão responder, no Brasil, pelos crimes de extorsão e associação criminosa, cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de reclusão.

As investigações tiveram início quando o funcionário da ONU noticiou às autoridades suíças que estava sendo vítima de extorsão e ameaças de morte, que se estendiam a seus familiares, residentes na Suíça e no Brasil.

As autoridades suíças solicitaram o auxílio do Ministério Público Federal em Ribeirão Preto, no interior paulista, que pediu a instauração de inquérito policial para a apuração dos fatos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes