ABC já registrou surgimento de 120 escorpiões neste ano em residências

Foto: Divulgação

O surgimento de escorpiões na região tem se tornado frequente. Somente neste ano mais de 120 ocorrências foram registradas. Nesta semana, moradores da Vila Conceição, em Diadema, se assustaram com a presença do animal na região da rua Antônio Gonçalves Martins.

Segundo a professora Elisangela Cristina França, moradora no local, faz dois anos que começaram a aparecer registros de escorpião em casas da rua. “Em 2018 apareceu o primeiro, era pequeno e marrom, uma criança que encontrou na casa do meu irmão, em 2019 já apareceu outro maior ainda. Agora apareceram três muito maiores, sempre entre os meses de setembro e dezembro”, afirma.

Newsletter RD

A moradora conta que a mãe foi picada pelo animal, mas não teve sintomas graves. “Ela foi picada pelo escorpião na perna. Só teve uma dor muito forte no local, não teve sintomas mais graves e ficou bem escuro, a levamos ao médico e agora ela está melhor já”, completa.

A Prefeitura de Diadema informa que está ciente do problema no terreno e entorno, na avenida Daniel José de Carvalho/Antiga Marginal Z, rua Carlos Lamarca e parte da avenida dos Signos. Além disso, já acionou uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para verificar o caso.

Em nota, o Paço salienta que o terreno está infestado desde 2017 e ao longo dos anos foram discutidas estratégias de controle, com medidas preventivas. Também diz que ainda não existe veneno eficaz disponível, pois os escorpiões têm capacidade de entrar em estado de hibernação por longos períodos de tempo quando sentem que o ambiente não esta favorável ou quando sentem a presença de elementos químicos no ar.

Como forma de prevenir maiores registros a Prefeitura ressalta que e necessário evitar fatores que facilitem a instalação e escorpiões é o método mais eficiente. A equipe de técnicos orienta cada casa de acordo com as particularidades para evitar a presença de escorpiões.

Em São Caetano, neste ano 98 escorpiões foram encontrados e em 2019 houve registro de mais 94. Em 2020 elaborou o Plano de Ação para Manejo e Controle de Escorpiões, com finalidade de monitorar as áreas infestadas e com risco de acidentes, orientar a população em relação as ações corretivas no interior dos imóveis e realizar buscas ativas para realizar captura. O registro de surgimento de escorpiões na cidade deve ser feito no CCZ pelo telefone: 4233-7516, ou e-mail ccz@saocaetanodosul.sp.gov.br

Já em Mauá, o registro é de 7 notificações neste ano e 11 em 2019. Por meio de nota, a Prefeitura informa que sempre que há ocorrências envia uma equipe ao local para realizar vistoria e procurar condições propicias para o aracnídeo. Para registrar o surgimento do animal é preciso ligar para a GZ (Gerência de Zoonoses), pelo telefone: 4544-1240.

Nenhuma ocorrência foi registrada em Ribeirão Pires até o momento, mas caso um morador encontre um escorpião na residência ou área de trabalho deve comunicar o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone 4824-3748, e uma equipe do CCZ vai ao local para realizar buscas e captura no local indicado.

Fatores e riscos

Para Marta Marcondes, bióloga e professora da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), o surgimento de escorpiões no meio urbano se deve ao desmatamento de áreas verdes. “Tivemos um grau de desmatamento bem importante e fizemos a eliminação de locais onde esses animais originalmente estariam, onde há o alimento desses animais, que são todos os insetos que não são bons de voo”, comenta.

Outros fatores determinantes para que o animal permaneça nas cidades é a falta de predadores naturais e materiais, como madeiras, tijolos e telhas que são trazidos para construções. “Quando trazemos esse material também trazemos esses bichos para as cidades, e não temos predadores naturais deste animal, que são as galinhas e aves maiores, elas amam escorpião e ainda por cima temos muitas baratas que são o prato predileto deles e terrenos baldios, casas fechadas, áreas sem cuidados, eles acabam se aglomerando e proliferando nesses locais”, salienta.

A bióloga explica que os escorpiões encontrados na região são do gênero tityus, que têm veneno na cauda. “A toxina que eles têm dá uma dor muito forte, se for adulto sem comorbidades, mas se for um idoso com problema de saúde, crianças e animais pequenos é perigoso”, completa

Prevenção

– Evitar o acumulo de madeiras, restos de construção e entulho. Os objetos servem de abrigo para os escorpiões;

– Armazenar adequadamente o lixo até o dia de coleta, pois baratas são o alimento favorito de escorpiões;

– Evitar o descarte de lixo irregular. Isso contribui muito para a manutenção de escorpiões (e baratas e ratos) no ambiente;

– Manter terrenos organizados e cortar o mato regularmente;

– Verificar calçados fechados e a cama antes de serem usados.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes