Homicídios por acidentes de trânsito crescem 120% no ABC

Diadema e São Bernardo registram o maior número de ocorrências (Foto: Banco de Dados)

No ano passado, o Brasil registrou a menor taxa de homicídios da década, mas a taxa voltou a subir em 2020, com 25.712 mortes, 7,1% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. No ABC o cenário não é diferente, somente em outubro, o ABC contabilizou 11 ocorrências de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) por acidente de trânsito, 120% a mais do que o mesmo período do ano passado, em que foram registrados cinco casos.

Quem puxa a contagem na região são as cidades de Diadema e São Bernardo, com o maior número de boletins de ocorrência. Em outubro do ano passado Diadema não havia registrado nenhuma vítima de homicídio, enquanto no mesmo período deste ano foram três vítimas, apesar da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Já em São Bernardo houve registro de um homicídio em 2019, enquanto esse ano foram quatro, alta de 300%.

Newsletter RD

Em Ribeirão Pires a alta foi de um caso, com um registro em 2019 e dois casos em outubro deste ano. Mauá se manteve com uma ocorrência de homicídio, enquanto em Rio Grande da Serra e São Caetano não houveram registros. Já Santo André apresentou queda na modalidade, passou de dois casos em 2019 para um este ano.

Mortes no trânsito

Dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP) apontam, ainda, que em outubro, o ABC registrou pelo menos 19 mortes por acidentes de trânsito no ABC, mesmo número do ano passado, o que mostra que o isolamento social não impactou nos números.

Entre os falecimentos, oito eram motociclistas, cinco eram pedestres, quatro estavam em automóveis e um andava de bicicleta. Do total de 19 vítimas, 16 eram homens e em sua maioria com idades entre 18 e 24 anos, o que representa um total de (31.2%).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes