Mortes por acidentes de trânsito continuam em alta, apesar da pandemia

Foram 19 acidentes em outubro deste ano na região (Foto: Banco de Imagens)

Outubro registrou pelo menos 19 mortes por acidentes de trânsito entre as sete cidades do ABC, de acordo com dados do Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP). No mesmo período do ano passado, os números foram os mesmos, apesar de não existir a pandemia do novo coronavírus (covid-19), o que mostra que o isolamento social não interferiu na mudança do cenário de vítimas na região.

Entre os falecimentos, oito eram motociclistas, cinco eram pedestres, quatro estavam em automóveis e um andava de bicicleta. Do total de 19 vítimas, 16 eram homens e em sua maioria com idades entre 18 e 24 anos, o que representa um total de (31.2%).

Newsletter RD

Diferente do que foi visto nos últimos meses na região, quando a maioria dos acidentes fatais ocorreram nas principais rodovias que cortam as cidades, em outubro a maior parte dos acidentes (42,1%) ocorreram nas vias, enquanto os acidentes com vítimas fatais em rodovias representam 26,3% do total.

Para Dirceu Rodrigues Alves Junior, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o elevado número de vítimas de acidentes de trânsito pode ser justificado pelo aumento dos serviços de entrega e delivery na região, que fez com que mais motociclistas tivessem que sair às ruas. “Com a pandemia, mais motociclistas tiveram que sair para trabalhar, e com isso a frota aumentou bastante, o que fez com que os acidentes aumentassem, não só no ABC, mas em todo País”, afirma.

De acordo com o especialista, os números devem se manter até que a pandemia termine ou quando houver uma restrição do isolamento social. “Esses números devem se manter ou piorar com a pandemia na situação que está. O que esperamos é que os condutores e pedestres sejam cada vez mais prudentes e tomem mais cuidado ao sair às ruas”, enfatiza.

O entregador Ricardo Alves Brito, de 42 anos, é exemplo, aprendeu a respeitar ainda mais o trânsito após sofrer um acidente grave de moto, em 2016. “Tive que ficar internado durante três semanas porque estava correndo para fazer uma entrega. Quase perdi minha perna e minha vida por isso, mas graças a Deus consegui mais uma chance para viver e hoje dirijo com mais cautela e mais prudência”, conta o morador de Mauá.

Na cidade, somente no mês de outubro foram pelo menos 2 vítimas fatais de acidentes de trânsito. Em Diadema foram quatro, Ribeirão Pires (3), Santo André (4), São Bernardo (6). Rio Grande da Serra e São Caetano não registraram vítimas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes