
Um grupo de pessoas organizou logo nas primeiras horas da manhã deste sábado em frente a um terreno na rua Padre Leo Comissari, no Jardim Silvina, em São Bernardo. Reivindicando moradia, o grupo tentou entrar no terreno, mas equipes da Guarda Civil Municipal não permitiram.
Segundo a prefeitura tratava-se de um movimento organizado para ocupar a área que é particular. Em nota, a administração municipal informou que a ação rápida da impediu a invasão do terreno. “Dois ônibus e um caminhão carregado de lonas e toras de madeira se instalaram no terreno por volta das 3h30, com intuito de iniciar a ocupação. Equipes de diversas inspetorias da guarda se deslocaram ao terreno e deram prazo para que os invasores se retirassem do local, o que não foi respeitado. Com apoio da Romu (Rondas Municipais), os guardas iniciaram formação de linha para incursão e remoção dos indivíduos, que recuaram e deram início à remoção dos materiais e ao processo de retirada”, diz a nota.
A prefeitura também sustentou que não houve confronto. “Em momento algum da intervenção houve uso da força. Após a saída, equipes da Romu permaneceram no local para evitar novas invasões”. O RD não conseguiu contato com lideranças do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).