Com a pandemia da covid-19, a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiada para 17 de janeiro de 2021. Por isso, segundo professores de Língua Portuguesa, ainda dá tempo de revisar o conteúdo, assim como aplicar métodos de estudo. Figuras e funções de linguagem são matérias que exigem mais atenção.
Para o professor dos colégios e cursos pré-vestibulares Poliedro e Ábaco, Matheus William de Oliveira, os candidatos que olham as provas de edições anteriores, como forma de estudo, chegam mais preparados ao exame. “O Enem exige muita paciência e leitura. Ao ver as provas dos anos anteriores, o estudante treina o emocional para não se sentir tão cansado no dia da avaliação”, afirma.
Com a mudança de rotina e os estudos em casa, Oliveira conta que um bom ambiente de estudos, sem barulho e perturbações, é essencial para manter a concentração na hora de revisar o conteúdo. “Estudar em um canto reservado da casa para que possa se concentrar é indispensável. A educação a distância levou à falta de fronteira entre os estudos e o momento de descanso em casa, e isso prejudica o aluno. Por isso, não é bom se cobrar tanto”, diz.
Os docentes acreditam que a internet serve como aliada, principalmente na leitura de textos, quesito que a prova exige. “Na internet encontramos de tudo. O aluno pode aproveitar os aulões disponíveis gratuitamente, bem como pesquisar por dicas de como se preparar para o dia da prova no Youtube, por exemplo”, ressalta a coordenadora de cursos de gestão da Universidade São Judas, Erika Paula de Matos.
No dia do exame, o principal é se manter calmo e confiante, segundo Erika. “Em casa é importante estabelecer uma rotina de estudos, e organizar os assuntos a serem revisados, como questões teóricas, mas também simulados com exercícios para se familiarizar com a prova”, aponta. O método ajuda o candidato a conhecer a estrutura da prova e compreender o que ela pede em termos de texto, afirma.
Na redação, a dica é ler atentamente os textos de apoio e abusar dos conhecimentos adquiridos durante o período de estudo para que haja segurança no momento da escrita. “Não devemos copiar, mas inferir o tema que está presente no texto motivador. A leitura de temas diversos possibilita que se utilize citações, coisa que é valorizada no exame”, ressalta.
Texto argumentativo
Matheus de Oliveira lembra que há duas maneiras para produzir a redação, uma delas mais valorizada. “Existe o texto expositivo, onde você mascara a sua opinião e apresenta apenas conhecimentos, e o argumentativo, quando você pode expor sua opinião, de forma que prove com dados, por exemplo. A segunda opção é a mais valorizada no Enem”, conta.
Na hora de argumentar sobre o assunto proposto, é importe que o aluno não se limite. “É preciso sair da bolha e pensar que existe um contexto maior do que eu vivo”, diz o docente. Estar por dentro do contexto histórico em que estamos inseridos também facilita na hora da escrita, completa Erika.
Ambos ressaltam que ainda há tempo de revisar os conteúdos. “Aconselho os meus alunos a fazerem mapas mentais para ajudar a fixar mais os conteúdos e assim chegarem mais preparados no dia da prova”, comenta a professora.