ABC registra queda de 46% no número de vagas em 2020

(Foto: Banco de Dados)

A pandemia afetou diretamente a economia no mundo inteiro, e no ABC não foi diferente, uma vez que as novas vagas de emprego divulgadas por agências públicas também apresentaram queda em 2020. Desde o início do ano, foram ofertadas 8.698 novas vagas de trabalho, o que apresenta queda de 46,41%, se comparado com 2019, quando houve registro de 16.232 vagas.

Apesar do número baixo de oportunidades, a psicóloga, Doutora em Administração e especialista em Recursos Humanos e Gestão de Negócios, Alessandra Demite, vê boas expectativas para o período atual em que a retomada de alguns setores já apresenta um cenário de recuperação.

Newsletter RD

“Hoje temos alguns setores que estão em alta, área de gestão, saúde, pesquisas em laboratórios, além de todos que estejam ligados a tecnologia da informação. Os profissionais da área operacional estão recuperando seus postos, foram os primeiros que as empresas precisaram”, explica.

Mesmo com a retomada, a especialista em RH ainda vê sequelas em alguns setores para 2021, principalmente os industriais. “Precisamos considerar o contexto de cada cidade, no ABC temos cidades com predomínio de industrias, que devem levar um tempo maior para a retomada, porque elas dependem dos clientes retomarem contratos, mas não inviabiliza a projeção positiva”.

Novas qualificações

O período turbulento no setor econômico ainda deve apresentar mais mudanças nas contratações, segundo Alessandra, que já adianta a necessidade de novas qualificações, nos chamados Soft Skills, que são as habilidades comportamentais dos candidatos. “Cursos de inteligência emocional, trabalho em equipe e motivação, tem uma maior chance de aceitação na hora da contratação, justamente porque o profissional já vai ter os Hard Skills, que são formações e certificações. As empresas ainda vão querer saber o que esse profissional fez durante a pandemia para se aprimorar”, salienta.

A especialista ainda alerta os candidatos para que tenham autonomia, iniciativa e proatividade. “Não só para se qualificar como ter acesso as empresas, o mundo virtual esta ai e se já era presente agora esta cada vez mais necessário. Aguardar que as empresas digam os cursos que sejam necessários não vai mais existir”, completa.

Vagas na região

Em São Bernardo, 4.797 vagas foram ofertadas neste ano e 10.880 em 2019, com destaque para o comercio varejista e serviços. A cidade ainda informou que o CTR (Centro de Trabalho e Renda) oferta 103 vagas, sendo 32 para motorista carreteiro, auxiliar de limpeza (14), ajudante de carga e descarga de mercadorias (12), repositor de mercadorias (10), açougueiro (5), auxiliar de estoque (1), auxiliar de linha de produção (6), controlador de entrada e saída (4), costureira de máquina reta (1), cozinheiro geral (4), encarregado de frios (3), manobrista (1), operador de prensa (2), padeiro (5) e vendedor interno (3).

Outras vagas estão disponíveis em Santo André, que conta com 85 oportunidades, sendo 7 no Setor Econômico da Indústria, 51 em Serviços, 14 na Construção Civil, 1 no Comércio e 12 no setor da Informação e Comunicação. Em Mauá, há 6 vagas para trabalho temporário e São Caetano conta com 92 vagas disponíveis no momento, em todos os setores econômicos.

Vagas 2019 2020
Santo André 1.263 668
São Bernardo 10.880 4.797
São Caetano 1.480 1.452
Mauá 2081 1049
Ribeirão Pires 528 732
Total 16.232 8.698

Rio Grade da Serra e Diadema não retornaram até o fechamento desta matéria.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes