O Conselho Nacional de Educação elegeu no início do mês sua nova presidente, a conselheira Maria Helena Guimarães de Castro, que assumiu a função no lugar do conselheiro Robson Maia Lins. No cargo, a presidente elenca que entre os principais desafios a serem solucionados no início do próximo ano letivo está a implementação da base curricular e reforma do ensino médio, além de uma formação continuada para os professores e gestores educacionais.
Em entrevista ao RDtv, a presidente diz estar feliz e extremamente entusiasmada com o cargo, já com projetos traçados para os próximos meses, apesar da pandemia da covid-19, que ainda impõe restrições sociais. “Estamos desempenhando projetos com o Conselho para haja primeiramente um trabalho voltado à questões socioemocionais e, logo após, possamos identificar quais foram os problemas vivenciados no período da pandemia, para que no ano que vem possamos desempenhar um plano estratégico para a Educação”, aponta.
Segundo Maria Helena, o trabalho socioemocional deve atingir alunos e professores, que foram fortemente atingidos no período de pandemia. “É um cuidado muito importante que temos que ter para a preparação da volta às aulas em formato presencial. Está nas diretrizes do Conselho no sentido de apoiar o trabalho dos professores e desempenho dos alunos, com atenção prioritária à saúde”, enfatiza a presidente.
Ao longo do período de pandemia, os profissionais da educação chegaram a redobrar sua carga horária de trabalho, o que na visão de Maria Helena, fez com que os educadores ficassem ainda mais abalados emocionalmente. “Os professores nunca trabalharam tanto como agora, chegaram a fazer jornadas duplas, trabalharam excessivamente, e precisam desse cuidado, então nossa prioridade será cuidar do socioemocional destes professores para após isso pensar em uma formação e capacitação continuada”, explica.
O mesmo deve acontecer na volta às aulas do presencial com os estudantes, que devem receber acolhimento socioemocional em uma primeira etapa e, logo após, uma carga de retomada de conteúdos. “Somente após isso trabalharemos novos conteúdos e retomaremos o que deixou de ser aplicado neste ano em sala de aula por conta da pandemia do novo coronavírus”, diz Maria Helena.
Ainda de acordo com a professora, um trabalho reforçado de alfabetização e compreensão de conceitos básicos deverá ser aplicado já a partir do início do próximo ano letivo, como estratégia do Conselho Nacional de Educação. “Percebemos que temos uma parcela de estudantes que são analfabetos funcionais, que não dominam a escrita, a leitura e a matemática. Por isso, a partir do próximo ano, vamos reforçar o ensino com alfabetização de conceitos básicos, e uma formação continuada para um futuro melhor dos nossos jovens”, enfatiza.
Socióloga e professora, Maria Helena já atuou como secretária executiva do Ministério da Educação. Antes disso, foi presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Também foi secretária de Educação do estado de São Paulo e do Distrito Federal, além de secretária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, e secretária de Assistência Social do governo paulista.