Nesta semana, Santo André tem atividade especial da Escola Municipal de Iniciação Artística (Emia) Aron Feldman. Para celebrar o Dia das Crianças, o projeto Emia em Casa realiza o Plantão da Saudade na terça-feira (13), a partir das 10h, quando artistas-educadores convidam as crianças ex-alunas para encontro virtual ao vivo. A semana tem, ainda, música, teatro, dança e literatura gratuitas e todas pelas redes sociais.
A atividade na Emia conta com série de lives com os professores Caio e Paula Pedroso. Em seguida, às 11h, participarão as professoras Maíra Vaz Valente e Valéria Rocha, e às 12h, os professores Denise Bruno e o professor Fábio Marques. No período da tarde a programação prossegue às 16h com os professores Paula Pedroso e Fábio Marques. Em seguida as crianças poderão acompanhar as atividades das professoras Denise Bruno e Valéria Rocha, às 17h. Os professores Caio Andreatta e Maíra Vaz Valente encerram as atividades do dia às 18h.
Mais atividades
Nesta segunda-feira (12) a programação terá início às 16h com o Emia em Casa e o projeto Fazendo arte, sim! e a atividade Leitura em dia, com Valéria Rocha. No mesmo horário, o ELT em Casa apresentará aula do Núcleo de Iniciação Teatral, com Dione Caros e Lígia Helena, e no ELD em Casa a atração será o Selfdário 12, Dança em poema. Este também será o último dia para conferir a mostra virtual Na contramão dos preconceitos estéticos, da Casa da Palavra Mário Quintana.
A terça-feira (13) terá, a partir das 16h, no ELD em Casa, a aula 2, ciclo III do Núcleo de Adultos, e no ELT em Casa, a apresentação do grupo de formação 22 e o processo de pesquisa para montagem de O alienista, com a participação da atriz, diretora e palhaça Vilma Campos. E às 17h, o Vitrine Andreense terá a apresentação de Hatha Yoga e Universo de Cristais, com Giovana Flamínio.
A programação da quarta-feira (14) terá, às 16h, no ELD em Casa, a apresentação de Selfdário 12. Ainda às 16h, o Acervo ELT exibirá a canção Como é, do espetáculo Nekrópolis, produção do grupo de formação 10, de 2009, e no Emia em Casa, mais um Fazendo arte, sim!, com a aula de palhaçaria e as estações do ano, com Reco Reco. Às 18h, o Museu em Casa apresenta a história Nossa sala de aula, de Orlando Lacorte, do livro Memórias de um andreense. A produção é uma iniciativa da equipe de Ação Educativa do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.
Na quinta-feira (15), às 16h, o público pode conferir, no Emia em Casa, no Fazendo arte, sim!, a aula de violão com Caio Andreatta, e no Acervo ELT, a canção Decifra-me, do espetáculo WoyZéck, com o grupo de formação 11, de 2009. Às 19h o projeto Quintas Lá em Casa terá a apresentação de Mariane Mattoso. E às 19h30, o ELCV em Casa realizará a live Começando a pensar o som, com Alban Henriquez.
O curso de tupi, com o professor Eduardo Navarro, atividade do Casa em Casa, abre a programação da sexta-feira (16), às 15h. Em seguida serão realizadas, às 16h, no ELT em Casa, a apresentação do projeto Tá na Praça, com orientação de Fernando Gimenes, e no ELCV em Casa, no encontro de realizadores, a apresentação de Diogo Leite, com mediação de Claudia Pucci Abrahão. O Conto das Seis, fecha a sexta-feira, às 18h, com a participação de Tatiana Masetto.
No sábado (17), às 15h, o projeto Oficina Literária, da jornalista Daiana Barasa, terá mais uma live com a participação da também jornalista especialista em neurociência, Juliana Rodrigues. E no domingo (18), no Vitrine Andreense, às 17h, Giovanna Flamínio apesentará a live Jalaneti, limpeza nasal do Yoga.
Outras atrações
A Agenda Cultural disponibiliza trabalhos de produtores culturais da cidade. São obras aprovadas no edital emergencial lançado no período da pandemia que trabalha com linguagens como música, teatro, dança, literatura, artes visuais, circo, artesanato, audiovisual, entre outras. O conteúdo está disponível em santoandre.sp.gov.br/agendacultural/.