A pandemia deixou um grande desafio no setor da educação: um longo período com aulas à distância para todas as faixas etárias. Para manter o engajamento dos alunos mais jovens, a rede de ensino bilíngue Maple Bear, com unidade em São Bernardo, desenvolveu metodologia que envolve captura de movimentos e inteligência artificial para envolver alunos e assim ensiná-los com mais dinamismo.
A iniciativa ocorre dentro da Digital Learning Community, comunidade online de ensino que visa embasar e orientar alunos, pais e professores no dia a dia das atividades pedagógicas. Em poucos meses, essa comunidade já acumula quase 1 milhão de aulas e reuniões realizadas e 1,4 milhão de documentos depositados.
O objetivo da atividade interativa foi prender a atenção de crianças de 18 meses a cinco anos e estimular atividade física em casa. “Os professores têm trazido suas habilidades e conhecimento em diferentes áreas, bem como têm se esforçado em aprender as novas tecnologias para prender o interesse dos alunos. Uma das preocupações de nossa escola é também manter os alunos se exercitando e se movimentando em casa. Foi então que professora Amanda Batistucci sugeriu ter um personagem conhecido fazendo movimentos para que as crianças ficassem estimuladas de maneira lúdica”, conta Keity Lioi, diretora da Maple Bear São Bernardo.
A ideia então foi colocada em prática com o uso de inteligência artificial. A professora faz os movimentos e um monstrinho de uma animação a segue na tela do computador. “Com este elemento lúdico, conseguimos aumentar o nível de atenção das crianças, especialmente dos primeiros anos do ensino Infantil, que apresentam relativamente menor tempo de concentração”, explica a diretora. Para tornar a atividade possível, foi utilizada uma rede neural (PoseNet) com uma camada de abstração web. Essa tecnologia permite a captura de vídeo do professor através da webcam do notebook, e projeta sobre seu corpo a animação do personagem.
Além da prática física, também foram abordados conteúdos linguísticos e uso de vocabulário no contexto de movimento. “Os alunos nesta idade são bastante imaginativos e se deslumbraram ao ver que o personagem estava ‘imitando’ a professora e, ainda por cima, estava usando o uniforme da escola como eles! Entendemos que a execução do currículo é de extrema importância para os alunos, porém também temos o olhar para momentos de descontração e movimento. Esses momentos fazem que o cérebro tenha um descanso e que os alunos possam retomar com mais foco a matéria da aula”, ressalta a professora Amanda Batistucci.
Outra iniciativa para reforçar o ensino à distância foi a realização de webinars com participantes direto do Canadá. “Um de nossos focos é trazer o idioma e cultura canadenses para estimular os alunos a utilizar o segundo idioma naturalmente. Aproveitamos então o Dia do Canadá celebrado em julho, que é feriado, para convidarmos amigos educadores para lives”, explica Keity Lioi. Ao todo, foram realizados cinco webinars, dividindo os alunos em grupos por faixa etária, dando assim a chance da participação de todos dentro do seu nível de maturidade.