Empresário diz que Cidade da Criança está pronta para reabrir

Parque está fechado desde março e tem previsão de abertura em outubro, no final de semana de maior movimento do ano. (Foto: Divulgação)

O diretor da ExpoAqua, empresa que administra a Cidade da Criança, Anael Fael concedeu entrevista exclusiva ao RD onde relatou que o primeiro parque temático do País estaria pronto para abrir as portas imediatamente, pois está com os protocolos prontos e o local está preparado para receber o público. A Prefeitura anunciou que o equipamento poderá abrir já no próximo dia 10 de outubro.

O governo do Estado já tinha autorizado os parques temáticos a funcionarem. Para isso, os equipamentos deverão seguir uma série de protocolos sanitários, como limitação do acesso, obrigatoriedade do uso de máscaras, limpeza dos equipamentos e espaços de uso comum, para evitar a proliferação da covid-19. A reabertura segue flexibilização proposta pelo Plano São Paulo e destinada a municípios que estão na fase amarela por 28 dias consecutivos. Os parques poderão operar ao longo de oito horas diárias com 40% da capacidade de público.

Newsletter RD

Fael revela uma preocupação. É que a autorização cai justamente no final de semana prolongado do feriado de Nossa Senhora Aparecida, que também é o Dia da Criança, historicamente data de maior movimento do parque. “O ideal seria abrir umas duas semanas antes, para o pessoal voltar a pegar o ritmo de trabalho, voltar assim logo no fim de semana de movimento pode trazer alguma dificuldade, por isso vamos tentar conversar com a Prefeitura para ver se antecipamos”, explica.

Na Cidade da Criança algumas atrações não estarão liberadas, como medida de segurança, que serão definidas após vistoria da Prefeitura no local. “Eu acredito que atrações coletivas, como o Cinema 4D não vão poder funcionar, mas isso quem vai decidir é a Prefeitura”, relata o empresário.

Em agosto, duas notícias trouxeram o parque às manchetes dos jornais. Primeiro com o anúncio pela ExpoAqua de não continuar mais com o contrato que tem com a Prefeitura para administrar a Cidade da Criança. Houve muita comoção em redes sociais pela importância histórica do parque. Funcionários que perderiam os postos de trabalho também se manifestaram. O prefeito Orlando Morando (PSDB) garantiu que o parque voltaria às atividades assim que autorizado. Na mesma semana, a ExpoAqua voltou atrás e decidiu manter o contrato. “O apelo dos funcionários e as manifestações nas redes sociais é que nos fizeram mudar de ideia”, diz.

Anael Fael afirma que os funcionários estão prontos para o retorno, e talvez apenas mais algum treinamento específico que a Prefeitura peça, para trabalhar durante a pandemia. Os equipamentos também estão em ordem, pois a manutenção não parou, mesmo com o fechamento do parque em março.

Outra questão apontada por Fael é a capacidade do parque. O decreto estadual determina 40% de público, com vendas dos passaportes pela internet. Porém, o parque é aberto e o passaporte exigido apenas para os brinquedos. “Não temos como controlar quantos entram, muita gente vem e não brinca, entra passeia e toma um sorvete, por exemplo. Como vamos controlar?”, indaga o empresário. “Mas essas questões nós vamos afinar com a Prefeitura”, salienta.

Fael diz que não teme dificuldade com o público, apesar da pandemia. A ExpoAqua administra também o Aquário de São Paulo, e lá o movimento está normal desde a abertura. “Tem bastante procura, o público tá vindo”, completa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes