Procon-SP autua supermercados da região por preços abusivos

(Foto: Divulgação)

Desde o início da semana, agentes do Procon-SP efetuaram diligências em 11 supermercados em São Bernardo, São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires. A ação faz parte da Operação Preço nas Alturas, que teve início na segunda-feira (14/9) e tem como objetivo monitorar e combater o abuso de preços de produtos de cesta básica, especialmente do arroz, em supermercados de todo o Estado.

A atividade é realizada pelo Núcleo Regional de Santos, que desde o início da pandemia fiscalizou 131 empresas do ramo alimentício nas cidades do ABC, entre supermercados, atacadistas, empórios e hortifrútis. De 18 de março a 17 de setembro deste ano, foram fiscalizados 28 estabelecimentos em Santo André, 24 em São Bernardo, 22 em Diadema, 18 em Mauá, 15 em Ribeirão Pires, 13 em São Caetano e 11 em Rio Grande da Serra.

Newsletter RD

Até o momento, 24 destes estabelecimentos já foram multados pelo Procon-SP por práticas contrárias ao Código de Defesa do Consumidor durante a pandemia: cinco em Santo André, três em São Bernardo , três em Diadema, quatro em Mauá, quatro em Ribeirão Pires, um em São Caetano, e quatro em Rio Grande da Serra.

De acordo com o coordenador regional do Procon-SP, Fabiano Mariano, o número de autuações pode ser ainda maior. “A maioria dos processos referentes a essas empresas ainda está em análise. Estamos comparando os valores praticados antes e durante a pandemia para averiguar se elas elevaram sem justa causa os preços dos produtos ou se apenas acompanharam a alta do mercado decorrente da situação macroeconômica que estamos enfrentando”, explicou o coordenador. 

Até o momento, as 24 multas aplicadas já somam quase R$ 1,3 milhões. A maior multa aplicada até o momento é de R$ 552.034,54, e ocorreu em um supermercado Extra localizado no município de São Bernardo. Na próxima semana, as fiscalizações prosseguem na região.

Os consumidores que flagrarem preços abusivos ou se sentirem lesados podem denunciar pelos canais de atendimento do Procon-SP: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; basta marcar o @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento. Fornecedores que tenham dúvidas sobre seus deveres também podem consultar o site.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes