O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço
desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as informações precisam estar legíveis. É necessário enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais.
Os documentos que devem constar no e-mail são: Registro geral, CPF (Cadastro da Pessoa Física), Rescisão do contrato de trabalho, três páginas da carteira de trabalho, com a foto, dados pessoais, registro do último emprego.
Após o envio dos documentos a companhia de trens enviará uma confirmação automática de recebimento, os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até 3 dias úteis. Caso as informações estejam corretas, será enviado resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.
Se as informações não estiverem corretas ou legíveis, o e-mail será retornado coma a solicitação de correção dos dados com o mesmo prazo para resposta passará a contar da data de recebimento do novo e-mail. Os agendamentos respeitarão a ordem de recebimento dos e-mails com a documentação correta, de acordo com a CPTM.
Para evitar o deslocamento desnecessário e aglomerações, é importante ressaltar que o atendimento presencial acontecerá apenas mediante agendamento prévio, ou seja: a prestadora só irá atender apenas passageiros que tenham recebido a confirmação da data e horário para a retirada. Este atendimento será iniciado na terça-feira (8/9), entre 8h e 16h.
A Credencial para o Trabalhador Desempregado tem validade de 90 dias. É fornecida para quem tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias. Nenhum passageiro será prejudicado por conta da paralisação do atendimento.
Os passageiros serão informados sobre a retomada do atendimento por meio das redes sociais e site da CPTM. Mais informações poderão ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site www.cptm.sp.gov.br.