Reclamações de barulhos em condomínios chegam a dobrar durante pandemia

Síndica do condomínio Viva Mais, em São Caetano, registrou 60% de aumento nas reclamações (Foto: Reprodução/Street View)

Durante o período de isolamento sociala convivência entre condôminos ficou mais difícil, já que a maioria dos moradores fica mais tempo em casa, e muitos em home office. Com as escolas fechadas, barulhos causados por crianças têm sido o principal alvo de reclamações, bem como latidos e uivos de cachorros. De acordo com síndicos do ABC, as queixas aumentaram de 40% a 100% se comparado ao ano passado. 

Segundo Gilberto Chuler, síndico em três condomínios de Diadema e vice-presidente da Abrascond (Associação Brasileira dos Síndicos de Condomínios), as reclamações chegaram a dobrar na região em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o profissional, o aumento já era esperado e foi intensificado pelas situações adversas vivenciadas durante o isolamento social. “O mais comum são as reclamações de barulho depois do horário permitido, principalmente causados pelas crianças que estão sem aula durante a pandemia”, conta. 

Newsletter RD

Com muitas famílias que passaram a trabalhar no modelo home office, as queixas se tornaram mais frequentes, já que os moradores requerem de mais concentração e silêncio durante o expediente. “Já ocorreu várias confusões, as pessoas estão com os nervos à flor da pele. Além de síndico, precisamos ser intermediadorespsicólogos e ter jogo de cintura para chegar a um acordo entre as partes”, diz.  

A mudança de rotina das famílias, que agora passam mais tempo em casa, também coopera para o surgimento de desavenças, segundo o síndicoA pandemia alterou os costumes da maioria, pois passaram a dormir mais tarde, por exemplo, e, com os filhos em casa, o barulho de pulos e brincadeiras ficaram mais comuns, o que gera inúmeras reclamações”, aponta. Para amenizar os conflitos, Chuler diz que é preciso empatia entre os condôminos. “Precisamos pensar que todos passam por um momento adverso, e que talvez, a sua rotina também atrapalhe os vizinhos”, diz.  

Para a síndica Jaqueline Nogueira, que atua no condomínio Conjunto Vivamais, em São Caetano, foi possível observar aumento de 60% nas queixas em relação ao ano anterior. “As principais são barulhos provenientes dos apartamentos, desde pulos a corridas, e som além do volume permitido”, diz. A profissional conta que latidos de cachorros também foi alvo de muitas reclamações. “As pessoas estão mais sensitivas ao barulho, então percebese o que não ouvia antes, ou não chamava tanto a atenção”, conta. 

Para resolver, a síndica conta que aposta em muita conversa e, caso ainda não seja suficiente, a tomada de providências. “Pedimos revezamento nas brincadeiras das crianças, para outros poderem estudar e trabalhar. Alguns entendem, já outros acreditam que o síndico impõe limites as crianças”, relata. Em relação aos cachorrosos condôminos foram proibidos de deixá-los preso na sacada do apartamento, para evitar maiores transtornos.  

A veterinária Silvia Migoto, que reside no mesmo condomínio, relata que a mudança no temperamento dos pets é ainda mais visível durante o fim de semana, já que desacostumaram a ficar sem a companhia dos seus donos. “Antes os animais não eram acostumados a ficar o dia inteiro com gente em casa, por isso, agora quando os donos saem durante o final de semana, eles estranham e se manifestam com uivos e latidos”, diz.  

Outra questão apontada pela moradora é a falta de tolerância entre os condôminos. “Percebi que muitos moradores que não costumavam ficar em casa, passaram a reclamar até mesmo de barulhos permitidos durante o dia. Eu mesma nunca tive problemas com os vizinhos, mas agora é possível notar comportamentos que incomodam”, diz. 

Jisele Redondo de Oliveira, síndica do condomínio Flex Manoel de Nóbrega, em Diadema, também destaca o barulho proveniente do cotidiano de casas com crianças como o principal motivo para o aumento de 40% das queixas no local. “Barulhos que antes não eram ouvidos porque as pessoas trabalhavam fora, se tornaram motivo de reclamação agora”, ressalta.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes