Biden condena violência em manifestações e diz que Trump é parte do problema

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, condenou a violência, a pilhagem e a destruição de propriedades durante os protestos por justiça racial e contra a brutalidade policial ao mesmo tempo em que acusou o presidente Donald Trump de incitar a violência. Em um discurso de campanha em Pittsburgh (Pensilvânia) nesta segunda-feira, 31, Biden afirmou que a recusa de Trump em fazer seus apoiadores a pararem de agir como uma milícia arma mostra “o quão fraco ele é”.

“Me deixe ser muito claro sobre tudo isso: tumultos não são protestos. Pilhagens não são protestos. Atear fogo não é protestar. Nada disso é protestar. É ilegalidade, pura e simplesmente. E aqueles que o fazem devem ser processados”, disse Biden, em seu primeiro evento de campanha após a Convenção Nacional Democrata. “A violência não trará mudança, só trará destruição. É errado em todos os sentidos. Vai dividir, em vez de unir. … Isso torna as coisas piores, não melhores.”

Newsletter RD

Biden reiterou que os saques e danos à propriedade são uma ruptura com as táticas dos defensores dos direitos civis como Martin Luther King Jr. e John Lewis, e “devem acabar”. “Não devemos queimar. Temos de construir”, disse o candidato.

Em seguida, o democrata acusou Trump de ser parte do problema.”Nosso atual presidente quer que vocês vivam com medo”, disse o democrata, de 77 anos. “Ele se autodenomina uma figura de ordem. Ele não é. E até agora não fez parte da solução. Ele é parte do problema”. “Donald Trump tem sido uma presença tóxica em nosso país há quatro anos”.

Biden condenou duramente as ações de Trump em meio a protestos contra a brutalidade policial e a injustiça racial, dizendo que o trabalho do presidente é “dizer a verdade, ser franco, enfrentar os fatos, liderar, não incitar”. Ele disse que Trump é “incapaz de nos dizer a verdade, incapaz de enfrentar os fatos e incapaz de se curar. Ele não quer lançar luz, quer gerar calor e está alimentando a violência em nossas cidades”.

A nove semanas das eleições presidenciais de 3 de novembro, a questão da segurança domina o debate.

Recentemente, a ira contra o racismo que marca o país nos últimos meses gerou distúrbios, especialmente em Kenosha (Estado de Wisconsin), onde um adolescente armado foi acusado de matar duas pessoas na semana passada, e em Portland (Estado do Oregon), onde uma pessoa foi assassinada a tiros no sábado.

“Alguém acredita que haverá menos violência nos Estados Unidos se Donald Trump for reeleito?”, indagou Biden em seu discurso.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes