Após a série de reclamações sobre as filas formadas em suas lojas nos últimos dias para o recebimento de reclamações e pedidos de serviços, a Enel anunciou que nos próximos dias implantará o sistema de agendamento digital para que se evite as cenas vistas em São Bernardo, por exemplo. No RDtv, nesta quinta-feira (13/08), o diretor de mercado da Enel-SP, André Oswaldo Santos relatou sobre as medidas que são adotadas para evitar as aglomerações.
Nos próximos dias será disponível o sistema de agendamento através do site (www.eneldistribuicaosp.com.br) e também por meio de um telefone 0800 para que as pessoas possam evitar idas aos postos da Enel. A iniciativa ocorre dias após a formação de longas filas para atendimento, sem distanciamento, cenário favorável para a contaminação pelo novo coronavírus.
“A preocupação é com os funcionários que estão na loja, mas também com os clientes. Temos feito um trabalho grande e exaustivo de triagem, um trabalho feito antes do cliente entrar na loja com atendentes de até negociadores que estão trabalhando na fila para atender, pois, existem clientes que estão ali para pedir serviços que são muito simples de resolver”, explicou Santos.
Porém o principal problema relatado ainda se encontra com as contas de energia elétrica distribuídas entre abril e junho, período em que a maior parte dos leituristas ficaram em casa. Durante estes meses os valores das contas eram ditados por meio de duas opções. A primeira era a média de consumo dos últimos doze meses ou a autoleitura, quando o cliente relatava os dados do relógio, fato que fez com que a leitura fosse feita com os dados de consumo real no período.
No caso das reclamações sobre valores considerados abusivos pelos clientes, a Enel resolveu adotar o parcelamento de até 12 vezes destas contas, algo que também foi exigido pela Fundação Procon. Aqueles que apresentaram um valor médio abaixo do consumo considerado real poderão ter descontos nas próximas contas se assim desejarem.
O assunto segue ainda em pauta tanto que a Câmara de Ribeirão Pires, durante a sessão desta quinta-feira, resolveu debater o assunto com representantes da companhia por três horas. Além das reclamações sobre as contas, também houve muitas indagações sobre os serviços prestados pela empresa que alegou que houve uma redução de cerca de 40% do número de funcionários que ficaram em casa por fazer parte do grupo de risco ou mesmo por ter contraído a covid-19.
No ABC houve um aumento no tempo de funcionamento das lojas da Enel que estão abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h30. Nos casos de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá existe também um horário aos sábados, das 9h às 15h.
Além disso, as lojas de Santo André, São Bernardo, e partir desta sexta-feira (14/08) em Diadema haverá um anexo às lojas (denominado ‘loja campanha’) para ampliar o número de atendimentos.