Nesta quarta (12), o Governo de São Paulo anunciou a retomada gradual dos atendimentos presenciais do Poupatempo e Detran – agora com gestão unificada – a partir da próxima semana (19), com permissão de agendamentos a partir de 18/08. Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. No ABC, apenas os postos localizados em São Bernardo e Mauá irão operar dessa forma no processo de reabertura. O cronograma de retomada dos atendimentos presenciais será semanal, até 28/10.
O novo formato será implementado por meio de balcão único, com 242 serviços digitais. Com isso, o Estado aumentou a cobertura de atendimento dos órgãos para oferecer melhor digitalização dos serviços. A transição para as 252 novas unidades será gradual e concluída até 2022. Além de expandir a capilaridade dos serviços prestados, transformando unidades do Detran.SP em postos Poupatempo, a medida resultará em atendimento de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.
Os novos postos serão mais modernos, enxutos e com atendentes para a realização de diversos tipos de serviços. “As pessoas serão atendidas nas novas unidades com mais comodidade, de forma simples, eficiente e com toda segurança – e contando também com um maior leque de serviços prestados, além daqueles referentes a CNH e documentação veicular”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani.
Acelerado pela pandemia do coronavírus, o portal e aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses, o que representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.
Atualmente existem mais de 200 serviços que são digitalizados pelo Poupatempo, e apenas cinco dos que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização. Como por exemplo os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.
A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade. Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas semanalmente, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.