A concessionária de energia elétrica Enel, se tornou alvo de críticas em Mauá e São Bernardo, após as agências nas cidades registrarem aglomeração com mais de 150 pessoas nas filas esperando por atendimento. Segundo informações de quem buscou o serviço na última semana, a aglomeração se dá pelo atendimento eletrônico falho, que não dá suporte para todos que buscam auxílio virtual.
O operador de empilhadeira, Leonardo de Almeida Cruz, diz ter se assustado com a fila que chegou a dobrar quarteirões na Praça da Bíblia, em Mauá, na última sexta-feira (7). “Tinha mais de 150 pessoas esperando por atendimento, sem qualquer tipo de controle ou cuidado com a higiene das pessoas em plena pandemia mundial do coronavírus”, reclama.
Segundo ele, a maioria das pessoas que estavam na fila, por volta das 10h, não tinham recebido a conta de luz na residência, o que fez com que a população buscasse auxílio presencialmente nas agências. “Pelo que vi a maioria não tinha recebido a cobrança em casa e parece que não conseguiram falar com ninguém por telefone, então tiveram que vir. Mas será que ninguém fiscaliza isso?”, completa.
Em São Bernardo, a situação não foi diferente. Na última segunda-feira (10/8) a agência da Av. Brigadeiro Faria Lima registrou aglomeração com mais de 100 pessoas na fila de espera para atendimento local. A recepcionista Sandra Garbuio conta que sua amiga esteve no local no dia e, embora não pudesse ficar muito tempo de pé por conta de um problema de saúde, teve que esperar atendimento por mais de 3 horas na fila. “É um descaso com a população”, reclama.
De acordo com Sandra, a colega buscou auxílio para resolver problemas de valores abusivos cobrados na conta. “Falei para ela que quem não morrer com o coronavírus, morre ao ir reclamar dos valores absurdos em meio a aglomeração”, diz.
Procon
Para resolver parte dos problemas com aglomeração, o Procon-SP anunciou na tarde da última terça-feira (11) que fechou um acordo com a Enel para resolver mais de 54 mil reclamações registradas por usuários, referente ao aumento nas contas de energia.
A distribuidora e o órgão assinaram um Termo de Cooperação que prevê o parcelamento automático em até 12 vezes do débito dos consumidores que registraram reclamação na fundação. O acordo vale para usuários da capital e mais 23 municípios da Grande São Paulo.
Em nota, a Enel informa que as lojas da companhia foram reabertas no último dia 3, cumprindo determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e seguindo os Decretos Estadual e Municipais. Segundo a concessionária, todos os protocolos de higiene estão sendo seguidos, como o distanciamento entre atendentes, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel.
A respeito da aglomeração, a companhia afirma que está ampliando o atendimento presencial, abrindo as lojas aos sábados e oferece, ainda, agendamento de horário nas lojas, e nos próximos dias, o agendamento também estará disponível no site da empresa.
A recomendação é que os clientes procurem as lojas de atendimento apenas nos casos em que realmente for necessário, já que todos os serviços continuam disponíveis nos canais digitais de atendimento, como: aplicativo Enel SP, a Agência Virtual, Central de Atendimento e Whatsapp (21) 99601-9608.