Poupatempo e Detran SP seguem sem previsão de reabertura no ABC

Unidades seguem sem previsão de retorno (Imagem Ilustrativa)

Temporariamente fechadas e sem previsão de retorno, devido à pandemia da covid-19, as unidades do Poupatempo e do Detran.SP migraram cerca de 139 serviços para o formato virtual, o que representa 60% dos atendimentos que, anteriormente, eram feitos presencialmente

Quem não tem acesso a internet ou celular, pode realizar as solicitações por meio do telefone 0300 847 1998. Alguns prazos também foram adiados para flexibilizar as demandas, de forma que não prejudique o público. Mais de sete milhões de interações foram realizadas com o público pelos canais de atendimento. 

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No último dia 20 de julho, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, passou a enviar, por etapas, através dos Correios, documentos como RGs e CNHs, que ficaram retidos nos postos. Até o momento já foram postados 122 mil documentos, sendo 100 mil RGs e 22 mil CNHs. Com essa medida, o Poupatempo pretende entregar 195 mil documentos em todo Estado (130 mil RGs e 65 mil CNHs). O objetivo da medida é facilitar o processo para a população e evitar aglomerações futuras, quando as unidades forem reabertas.  

Através do portal poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão tem acesso a 75 serviços online, entre emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, solicitação da segunda via da CNH, Certidão de Prontuário, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, segunda via de boletos da Sabesp, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, serviços relacionados ao CPF e Qualidade do Ar, por exemplo.  

Para atendimentos que demandam coleta biométrica, por exemplo, como é o caso do RG, existe a necessidade de realizar o serviço presencialmente. Para isso, através do Fale Conosco do Poupatempo é possível solicitar um novo documento em caráter de urgência. O cidadão é encaminhado à delegacia mais próxima para concluir o serviço. 

Detran.SP ampliou em 48% as opções de serviços online (Foto: Divulgação)

Detran SP 

Desde o início da quarentena, o Detran.SP ampliou em 48% as opções de serviços online para manter os atendimentos aos usuários. Entre as 64 opções disponíveis no portal detran.sp.gov.br e pelo aplicativo Detran.SP, estão renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento, transferência, registro e liberação de veículo, consulta de multas e de pontuação na CNH, entre outros.  

Os prazos para diversos serviços foram temporariamente interrompidos, conforme deliberação nº 185 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como é o caso das CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro deste ano, que tiveram suas validades prorrogadas, a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido a partir 19 de fevereiro, e serviços de defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação e identificação de condutor infrator também estão interrompidos por tempo indeterminado.  

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