Pandemia destravou processos para aposentadoria, diz especialista

Advogada especializada em direito previdenciário e primeira presidente do Instituto de Advogados Previdenciários (INPE) oriunda do ABC – precisamente de São Bernardo, Priscilla Simonato, relatou ao RDtv nesta segunda-feira (3/8), que a pandemia do novo coronavírus acabou acelerando alguns dos processos de pedidos de aposentadoria, após os problemas relatados com as mudanças de regras aprovadas em 2019.

Priscilla falou sobre os aspectos do INPE em meio a pandemia (Foto: Reprodução)

Com as agências da Previdência Social fechadas, o que a princípio impediu parte dos protocolos de novos pedidos de benefício, o sistema de quarentena acabou dando mais tempo para que os responsáveis pela análise pudessem reduzir o tamanho da fila de pedidos.

“Os processos referentes ao ABC e que estavam parados antes mesmo da pandemia, porque o problema de demora do INSS não é de hoje por causa da pandemia, mas tivemos um aumento da análise dos pedidos de aposentadoria, então tivemos um avanço desses processos administrativos, não estou falando dos processos judiciais”, explicou.

Atualmente o sistema destes processos é feito eletronicamente, inclusive as próprias perícias feitas geralmente em casos de aposentadoria por invalidez. Para Priscilla, o sistema de telemedicina para estes casos acaba prejudicando e não deve ser mantido para o pós-pandemia.

Outro ponto que gerou um aumento do número de ações foi a mudança causada pela Reforma da Previdência. “O sistema do INSS não estava de acordo com as novas regras, ele não tinha ainda como realizar os cálculos de aposentadoria de acordo com as novas regras, então por isso que os processos ficaram paralisados por um tempo e agora que estamos os benefícios sendo concedidos ou não, sendo analisados”, completou a advogada.

INPE

Com um mandato válido até dezembro de 2021, a especialista são-bernardense busca o aumento do número de filiados ao INPE que atualmente conta com 300 membros. Primeira presidente fora da Capital, Priscilla Simonato aposta nos benefícios para os associados que em meio a pandemia se utilizam das redes sociais e sistemas de videoconferência para realizar cursos e assistir palestras sobre os assuntos ligados a previdência.

 

Receba diariamente o RD em seu Whatsapp
Envie um WhatsApp para 11 99927-5496 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.

Comentários