A 4ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 já está disponível e pode ser sacada pelos beneficiários nascidos em fevereiro e março neste sábado (1º de agosto). Até a liberação do saque, o saldo já está disponível para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual pelo aplicativo do Caixa Tem, que segundo o superintendente da rede da Caixa, Fernando Tadeu da Costa Passos, conta com diversas opções para facilitar a vida dos beneficiários.
Em entrevista ao RDtv, o superintendente explica que além de acessar os dados da conta e tirar dúvidas, o aplicativo conta com informações sobre quais unidades estarão abertas no fim de semana para a retirada do benefício. “Por lá é possível verificar o endereço das 78 agências disponíveis para o saque do benefício, o que facilita para que o beneficiário encontre o local mais próximo”, explica ao lembrar que por meio do app, o beneficiário consegue saber quais documentos são necessários para a liberação do crédito.
No decorrer da entrevista, Passos destaca que a Caixa bloqueou milhares de contas poupança digital do banco por suspeita de fraude no recebimento do benefício, mas que apesar disso, há beneficiários que enfrentam problemas de cadastro. “Hoje, cerca de 40% dos beneficiários já fazem as transações sem necessariamente ter que ir até a Caixa, mas há aqueles que enfrentam problemas de inconsistência de dados, em que é necessário certificar o banco para a correção”, explica.
Trabalhadores que receberem a seguinte mensagem: “É necessário regularizar o seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem procurar a agência para comprovar sua identidade, seguindo o calendário de saque. “Normalmente quando há problemas com dados, a pessoa pode resolver no próprio aplicativo e a Caixa se certifica sobre a liberação do saque. Mas quando há suspeita de fraude, é solicitado que o cliente vá até a agência”, afirma.
Para a liberação, é preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação pedida. No menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá a seguinte mensagem: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”. Em seguida, um outra diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”. O link deve redirecionar o beneficiário para uma janela do Whatsapp, em que os documentos pendentes serão pedidos.
Saque
Além de ampliar o número de agências disponíveis para o pagamento do auxílio emergencial, com objetivo de evitar aglomeração em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Caixa Econômica Federal ampliou o horário de atuação em mais duas horas do seu horário comercial: passam a funcionar das 8h até 14h, para atender os beneficiários que buscarem o banco para o saque.
A Caixa também acrescentou em mais 2,8 mil vigilantes e outros 389 recepcionistas para reforçar a orientação e atendimento ao público que enfrentar qualquer dificuldade para realizar o saque do benefício. Protocolos de higienização também foram adotados, com disponibilização de álcool em gel e frequente higienização dos funcionários.
Até o momento, mais de 65 milhões de pessoas fizeram retirada do benefício, tanto nas agências bancárias, como via transações via Caixa Tem.