Amapá: PF investiga sindicatos falsos criados para desviar verbas da Fieap

A Polícia Federal (PF) deflagrou na sexta-feira, 24, a Operação Sindicus II contra organização criminosa suspeita de criar sindicatos falsos com objetivo de controlar e desviar verbas da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap). Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, assim como a ordem de bloqueio de R$ 400 mil de investigados. Dez sindicatos envolvidos nas fraudes tiveram as atividades suspensas.

O Ministério Público Federal (MPF) apura desde 2017 a criação das entidades fantasmas, que serviriam para impulsionar os envolvidos à diretoria da Fieap com fins eleitorais e particulares. A investigação levou a ações judiciais contra o grupo, que continuou em atividade mesmo depois de ser processado.

Newsletter RD

As apurações recentes da Procuradoria indicam que integrantes da organização criminosa continuaram com as práticas ilícitas. Segundo o MPF, foram constatados indícios de fraudes em todos os sindicatos investigados – alguns deles controlados pelas mesmas famílias e com integrantes exercendo atividades econômicas divergentes da área do sindicato. Há casos de pessoas falecidas no quadro societário empresarial.

A Procuradoria usará as provas colhidas na Sindicus II para esclarecer a estratégia adotada pela associação criminosa e coletar novas evidências para identificar a participação de outras pessoas no esquema.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes