O ano de 2019 não foi fácil para os empreendedores, que dizem terem sofrido fortemente com a retração econômica. Apesar disso, a Coop – Cooperativa de Consumo fechou balanço com crescimento de 50% no número de associados, com mais 98 mil novos associados, e alta de 11,5% no número de drogarias na região. Os dados foram apresentados pelo diretor da rede, Márcio Valle, em entrevista ao RDtv.
Valle avalia que apesar das barreiras econômicas no ano passado, houve aumento no faturamento de supermercados e drogarias em toda região. “Não foi como prevíamos, tivemos redução nas expectativas, mas não deixou de ser um ano bom”, analisa. Exemplo disso é o crescimento do número de associados, que com disparada no último ano chegou a 850 mil cooperados.
O setor de drogarias também chamou atenção. Somente no último ano, a Coop chegou ao patamar de 11,5% de crescimento em relação a 2018, enquanto no primeiro semestre de 2020, o número saltou para 15%. “Apesar da pandemia, o setor de drogarias despontou e trouxe resultados significativos”, diz. A linha de descontos oferecidas pela rede, além do custo-benefício dos medicamentos facilitaram para alcançar a expectativa, conforme explica o diretor.
Já o setor de supermercados, apesar de ter apresentado crescimento, a alta é considerada como tímida. “Tivemos um crescimento tímido, em torno de 5%, que saltou somente no primeiro semestre deste ano, com a pandemia, que fez o movimento saltar para 13%”, explica. Apesar disso, o diretor acredita que no segundo semestre desse ano haja redução do percentual para o número padrão de 6%.
Entre os setores mais procurados no primeiro semestre deste ano estão o de limpeza e higiene, alimentação e eletroeletrônicos. “Em alguns setores chegamos a bater 230% de aumento na procura, justificado pela pandemia. Acreditamos que até o fim do isolamento social, o setor de games e cozinha também devam chegar ao percentual”, avalia.
Acompanhando as novas tendências do mercado e visando oferecer maior leque de opções de serviços, a Cooperativa segue com parcerias para ofertar produtos de qualidade e receitas de rotisseria e açougue a preço acessível. “Continuamos com a meta de oferecer produtos de qualidade com preço cada vez melhor”, completa.