Serra quer convencer Estado no funcionamento de bares à noite

Santo André segue como a única cidade do Estado com permissão de funcionamento dos bares e restaurantes além das 17h. Tal fato chama a atenção do governo do Estado e do Ministério Público que querem mudar este cenário. Mas em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (13), o prefeito Paulo Serra (PSDB) relatou que tentará convencer o governador João Doria (PSDB) sobre a manutenção da medida. Além disso, revelou que nos próximos dias seguirá as conversas com universidades e escolas técnicas para o retorno gradual nas próximas semanas.

Paulo Serra considera que caso curva siga tendência, média de casos em Santo André vai cair em agosto (Foto: Reprodução)

Ao ser questionado sobre o horário de funcionamento de bares e restaurantes, Serra alerta que se atentou ao que indicava o decreto estadual, ou seja, o funcionamento por até seis horas. “Não havia nenhuma menção quanto a horário máximo de funcionamento e Santo André já vinha se antecipando no diálogo sobre os protocolos e conversou com os proprietários, a partir dos sindicatos, e tiramos esse horário máximo (até 23h30) para quem funciona a noite”, relatou.

Newsletter RD

O chefe do Executivo ainda alega que se sentiu surpreendido com a determinação sobre o horário das 17h, pois, já tinha decretado o funcionamento na quarta-feira (8), enquanto o Estado fez o anúncio da mudança no dia (10).

A recomendação sobre o funcionamento de bares e restaurantes até às 17h foi feita pelo Comitê de Contingência em nota técnica publicada no Diário Oficial no dia 3 de julho. “Entendemos que a liberação de consumo local em tais ambientes na Fase Amarela (do Plano São Paulo) deve estar condicionada ao horário limite de 17h. Assim, é possível garantir a oferta de alimentação a trabalhadores durante a jornada laboral, mas sem incentivar o consumo local em bares, restaurantes e similares com fins de lazer e entretenimento, com potencial para gerar aglomerações e, portanto, ampliar o risco de contágio entre consumidores”, diz a nota.

Apesar de compreender que Doria quer evitar em São Paulo as imagens da retomada no Rio de Janeiro, com bares lotados e sem distanciamento, Paulo Serra alerta que no caso do ABC é possível fazer uma fiscalização maior, pois, são poucos pontos de bares e restaurantes, diferente da Capital que conta com mais ruas com este tipo de comércio. Em conversa com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o andreense afirmou que vai convencer o Estado sobre sua tese.

Escolas

Ao ser questionado sobre a retomada gradual das aulas presenciais em cursos técnicos e universidades, Serra relatou que já conversou com donos de escolas de dança e de idiomas e que nos próximos dias já se reunirá com diretores de escolas técnicas e reitores de universidades. Segundo o governo do Estado, caso a cidade esteja há pelo menos 14 dias na fase três do Plano São Paulo, poderá ter a retomada na primeira etapa de 35% dos alunos, com os restantes ainda cumprindo seu horário letivo em sua casa.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes