O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) criou nova alternativa para que os segurados possam entregar cópia dos documentos solicitados pelo Instituto para continuidade do andamento de seus processos. Como as agências estão fechadas em virtude da pandemia do coronavírus, as pessoas que pediram algum serviço e estão com exigência para ser cumprida poderão entregar cópia da documentação em um sistema semelhante ao drive thru, chamado Exigência Expressa.
Essa é uma opção para os segurados que estiverem com dificuldade de anexar seus documentos pelo serviço Meu INSS no site gov.br/meuinss ou aplicativo para celulares. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS ou entrar em contato com os plantões cujos telefones e endereços de e-mails constam nas portas das agências.
Depois, basta colocar uma cópia dessa documentação em um envelope e deixá-lo nas urnas que estão disponíveis nas unidades do INSS no Estado de São Paulo. É imprescindível que as cópias estejam legíveis e sem rasuras. Dentro do envelope, também deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado e uma declaração de próprio punho assinada pelo segurado se responsabiliza pela autenticidade das informações.
Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados: nome completo do segurado; CPF do segurado; endereço completo com CEP; número do telefone do segurado ou telefone para recado com DDD; e-mail, se tiver; e data em que o envelope é deixado na agência
O envelope poderá ser entregue em qualquer agência do INSS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Não é necessário agendamento para a entrega. Os segurados não receberão nenhum protocolo ou recibo de entrega das cópias dos documentos.
Nas cidades em que não houver agência, além do Meu INSS, os segurados poderão enviar o conteúdo pelos Correios para a Superintendência do INSS em São Paulo, no viaduto Santa Efigênia, 266, 2º andar, Centro, São Paulo, CEP: 01033-050.
A cópias entregues nas agências ou enviadas pelos Correios não serão devolvidas. Essa documentação vai ser escaneada, inserida no sistema e, depois, destruída. Por isso, o INSS enfatiza que não aceitará documentos originais. Posteriormente, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.
O INSS destaca que a Exigência Expressa não se aplica aos pedidos de antecipação do auxílio-doença. Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS, no site ou no aplicativo.