Em tempos de pandemia, uma das maiores reclamações dos moradores da região é o aumento dos valores cobrados pela Enel em relação ao consumo de energia elétrica. Após o relato de vários problemas, representantes da empresa afirmaram, em entrevista ao RDtv desta terça-feira (23), que nos casos comprovados de cobrança acima da média dos últimos meses haverá a abertura de créditos que resultaram em descontos nas próximas contas.
Os problemas passaram a ser relatados com mais frequência nas últimas semanas com moradores recebendo contas com valores até seis vezes maiores do que os pagos em média nos meses anteriores a quarentena. Alexandre Calil, morador do bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, relatou que conversou com 300 famílias da região que confirmaram tal situação.
“Sabemos que pode ter um aumento de consumo por causa da pandemia, mas como esse aumento de consumo pode ter gerado um aumento de uma conta que era de R$ 100 normalmente e chegar em quase R$ 400? Isso não tem cabimento. E isso não acontece em apenas uma residência, mas acontece em vários locais com uma margem duas ou três vezes maior em vários casos”, disse Calil. O mesmo foi relatado por internautas durante todo o programa.
O responsável pelas Relações Institucionais da Enel, Marcos Mesquista, explicou que para não ter a exposição dos colaboradores da empresa responsáveis pela leitura dos relógios para que evitassem a possibilidade de contrair o coronavírus, as contas dos últimos meses foram contabilizadas de duas maneiras. O primeiro é o sistema de autoleitura, algo que deve ser pedido pelos clientes e que preza pela “confiança” dos dois lados.
Agora, para aqueles que não solicitaram a mudança, a cobrança foi feita em cima da média de consumo de kilowatt/hora dos últimos meses. “É bom deixar claro que não haverá qualquer prejuízo para os clientes que tem sua conta formada pela média, pois na primeira leitura que for feita pela autoleitura ou pelos nossos colaboradores tudo isso se compensará. Ás vezes é bem com que um comércio, por exemplo, que fechou as portas na pandemia tenha uma queda no consumo real, mas que na média traz débitos para ele, mas assim que for feita a primeira leitura qualquer valor pago (a mais) anteriormente será compensado na próxima fatura”, explicou.
Danilo Sene, analista de Relações Institucionais da Enel pediu para que os consumidores com este tipo de reclamação entrem em contato com a empresa pelos telefones 0800 7272 120, 0800 7273 120, ou pelo WhatsApp – em horário comercial (11) 94053-9491. Ou pelo site eneldistribuicaosp.com.br, com a conta em mãos para uma nova análise.
Clientes relataram sobre a demora no atendimento da empresa, muitos falam em quatro ou cinco horas de espera no telefone. Tanto Danilo quanto Marcos negaram que há tanta demora, mas que o número de reclamações aumentou e com isso o tempo médio aumentou.
O suplente de vereador em São Bernardo, Samuel Alves (PSDB), que presidiu uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em relação a então AES Eletropaulo, pediu para que os dados municipais fossem agrupados para uma melhor leitura das contas, porém, os representantes da distribuidora relataram que tal situação não seria possível.