Fórmula E anuncia que concluirá temporada com 6 corridas em 9 dias em Berlim

A organização da Fórmula E anunciou nesta quarta-feira como será concluída a temporada 2019/2020 da categoria. Em uma solução mais simples e prática em maio à pandemia do novo coronavírus, havia a possibilidade de usar circuitos permanentes, mas a preferência foi por um local tradicional para os monopostos elétricos: o Aeroporto Tempelhof, em Berlim, que receberá seis corridas, em três rodadas duplas, em um intervalo de nove dias em agosto.

Com a vantagem de contar com o espaço à disposição, a organização da Fórmula E criará três circuitos distintos para criar um elemento a mais na disputa – as etapas acontecerão nos dias 5/6, 8/9 e 12/13 de agosto. O Aeroporto Tempelhof está desativado depois de servir, durante a Guerra Fria, como base para a ponte aérea entre a cidade, então na Alemanha Oriental, e o lado ocidental do país.

Newsletter RD

De acordo com as orientações das autoridades de saúde da Alemanha, não mais que mil pessoas poderão estar no local, seguindo regras de distanciamento social e proteção. Além do controle de temperatura, haverá testagem para identificar casos de covid-19.

“Vamos promover um festival com nove dias de corrida, num local que os pilotos e os fãs adoram. Nossa prioridade era concluir o campeonato de forma segura e, dentro do possível, no espírito da categoria, que é o de usar traçados provisórios. Acredito que teremos uma disputa emocionante e dramática até o fim”, destacou Jamie Reigle, CEO da Fórmula E.

Antes da paralisação em março causada pela pandemia, a Fórmula E já tinha realizado cinco etapas com o português Antonio Félix da Costa no topo da classificação geral com 67 pontos, 11 à frente do neozelandês Mitch Evans – o brasileiro Lucas di Grassi é o quinto, com 38, e Felipe Massa aparece em 19.º lugar, com apenas dois. Com a mudança, a sexta temporada da categoria terá um total de 11 corridas.

“Desde a suspensão da temporada, em março, nós priorizamos um calendário revisado que colocasse em primeiro lugar a saúde e a segurança da nossa comunidade, que representasse a distinta marca da Fórmula E de corridas no centro da cidade e oferecesse um empolgante encerramento para a atraente temporada que tínhamos visto até então”, disse Reigle.

“A equipe da Fórmula E trabalhou incrivelmente duro ao longo das últimas semanas para permitir que voltássemos a correr em Berlim. Gostaria de agradecer à FIA (Federação Internacional de Automobilismo), nossas fábricas, equipes e parceiros pelo apoio continuo, a cidade de Berlim pela cooperação e flexibilidade e aos nossos fãs pela paciência”, concluiu o CEO.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes