Apesar do momento de retração econômica em todo o mundo, acarretada pela pandemia do novo coronavírus, as startups têm se consolidado como alternativas surpreendentes para empresários no meio digital. Algumas, inclusive, caso do comércio e prestadoras de serviço, assumem o lugar que antigamente prevaleciam indústrias, com uma gestão mais acelerada, barata e de fácil acesso, características que podem levá-las ao patamar de unicórnio no mercado: startups avaliadas em mais de U$ 1 bilhão, se bem gerenciadas.
Em entrevista ao RDtv, o pesquisador da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Álvaro Barbosa da Silva Junior, e associado do Itescs (Instituto de Tecnologia de São Caetano), avalia que o modal deve registrar mudanças dramáticas nas relações profissionais, como jamais vistas antes. “As novas formas de gestão acelerada pelas startups possibilitam mudanças significativas no mercado e, por conta da pandemia, além de estarem sendo vistas, têm mudado a relação do consumidor com o mercado”, avalia.
Ainda que pequenas, as empresas disputam fortemente em condições de igualdade com empresas de maior porte, conforme explica o pesquisador. Muitas vezes, essas startups oferecem serviços mais rápidos e eficazes que empresas maiores não oferecem ou enfrentam dificuldades de oferecer. Exemplo de sucesso no Brasil é a startup Nubank, pioneira nos serviços financeiros. “Essa operadora de cartões de crédito atua de forma muito mais fácil e direta com o cliente, sem as burocracias que o consumidor está acostumado”, analisa.
Com olhar voltado para o ABC, Silva acredita que a região ainda é carente e faltam investimentos. “O mercado na região foi pautado durante muitos anos pela indústria, que declinou com os anos. Com isso, as cidades passaram a depender exclusivamente do comércio e das prestadores de serviços, algo que ainda está muito fraco na região”, diz. Com as características sociais, econômicas e empresariais, o pesquisador acredita que o ABC tem tudo para se tornar um forte polo de tecnologia.
Bilheteria Express é destaque
A startup Bilheteria Express, de São Caetano, que nasceu com propósito de oferecer uma forma fácil de compra de ingressos, é hoje uma das maiores startups da região, unicórnio. A estratégia para o sucesso foi entender as dores do mercado e assim acertar numa ferramenta que ajudaria na gestão na venda de ingressos. “Criamos o projeto, apresentamos à Secretaria de Cultura local e depois começamos a apresentar para os produtores, que aos poucos começaram a apostar na iniciativa”, explica o sócio Fabio Damas.
A princípio eram três sócios envolvidos: Fabio, seu irmão Paulo Damas e o amigo de infância Gustavo Soares, estes últimos que já tinham experiência com e-commerce e que desenvolveram o site. “Começamos com praticamente nada e aos poucos fomos nos adaptando. Hoje já atendemos em âmbito nacional como plataforma de compra e venda de ingressos, além de disponibilizar agenda de vários artistas”, explica.
Por conta do isolamento social e suspensões temporárias de shows e espetáculos, a plataforma passou a oferecer outros conteúdos, como peças teatrais, palestras, shows, material com livre acesso no site: www.bilheteriaexpress.com.br/apresentacoes-online.htm “As operações caíram pelo menos 95% em nosso site por conta da pandemia, uma vez que as pessoas tiveram de parar os eventos e até remarcar, mas ainda assim não desanimamos”, conta.
Para se manter, a empresa lançou um site voltado para quem produz lives. “Aos poucos voltamos a faturar e conquistar novos produtores e parceiros para lives. Além disso, nós fazemos a venda de ingresso para peças de teatro online e estamos com projeto de venda de ingresso para sistema de drive in, em Sorocaba, voltado para show e peças teatrais, com possibilidade para expandir a outras regiões”, declara.
Confira a Carta de Conjuntura da USCS sobre startups unicórnios: