Shoppings retomam com redução de horário e limitação de público

Shopping Metrópole adota estratégias para evitar contaminação da covid-19 (Foto: Pedro Diogo)

Os shoppings estão liberados para reabrirem a partir desta segunda-feira (15/6) no ABC, após quase três meses fechados. A retomada gradual de funcionamento, no entanto, está condicionada ao cumprimento de algumas regras, sendo um deles o seguimento de horários reduzidos de jornada e limitação de público.

O protocolo do governo do Estado estabelece o funcionamento dos centros comerciais com até 20% da capacidade total e durante quatro horas ao dia. A princípio, dois horários foram liberados na capital: das 6h às 10h ou das 16h às 20h.

Newsletter RD

Em São Bernardo, o Shopping Metrópole terá a primeira semana (15 de junho a 21 de junho) para abertura facultativa de todas as lojas, até que haja organização para abertura obrigatória, a partir do dia 22 de junho. Como medida de precaução, todos os colaboradores estão passando por teste de Covid-19, antes da abertura do shopping.

Foram instalados sensores nas cancelas do estacionamento, para que não tenha necessidade de toque no momento da entrada ao empreendimento e redução da capacidade de público em 20%. Estão vedados ainda: atividades e eventos que gerem aglomeração, funcionamento da praça de alimentação com atendimento presencial, cinemas, academias, barbearias, atividades de bem estar, estética, para crianças, bem como os serviços de vallet (estacionamento com manobrista).

Bebedouros foram desativados, funcionando somente os que têm opção de encher garrafas. Já os fraldários e sanitários família permanecerão fechados. Os serviços de empréstimo de carrinhos de bebê, pets e scooters estarão suspensos temporariamente, mantendo-se somente o empréstimo de cadeiras de rodas.

Foi adotado ainda um sistema de aferição de temperatura com termômetros e câmeras fotográficas, de todas as pessoas que ingressarem ao shopping, o que impossibilitará os verificados com temperatura corporal acima de 37,2°C. Todos que acessarem o shopping devem, ainda, fazer uso obrigatório de máscara de proteção.

O novo protocolo de higienização determina a limpeza e higienização com mais intensidade, sobretudo as superfícies como corrimãos, sanitários, praça de alimentação etc, com produto desinfetante como álcool 70%. Será disponibilizado ainda álcool gel em todo o empreendimento. Locais de filas, como caixas eletrônicos, serão sinalizados com distância mínima de 1,5 metros.

ParkShopping São Caetano

O ParkShoppingSãoCaetano também retomará funcionamento na segunda-feira (15) com a implantação de protocolo para preservar a saúde e bem-estar de colaboradores, lojistas e clientes. O horário de funcionamento será reduzido, das 16h às 20h.

O protocolo de segurança se enquadra nas medidas propostas a todos os shoppings pela Abrasce, que teve o seu protocolo validado pelo Hospital Sírio Libanês. Foi adotada uma intensa rotina de assepsia em todas as dependências, aferição de temperatura nas entradas dos shoppings, uso obrigatório de máscaras para todos e ampliação de pontos com dispensadores de álcool em gel.

Além disso, demarcações no piso para orientar o distanciamento mínimo entre as pessoas e redução da capacidade de vagas nos estacionamentos também fazem parte do protocolo de segurança. A praça de alimentação, cafés e restaurantes seguem fechados para consumo no local, mas o cliente tem a opção de retirar o pedido e levar para consumo em casa ou no escritório.

O sistema de drive-thru continuará em funcionamento no ParkShoppingSãoCaetano. A operação funciona das 12h às 20h e a lista lojas e telefones para os clientes fazerem os pedidos está disponível no sites e redes sociais do mall.

Os demais shoppings da região informaram que devem seguir as determinações do Governo do Estado, no entanto não passaram os horários de funcionamento e estratégias adotadas para a abertura gradual.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes