Em São Bernardo, moradores de um condomínio na avenida João Firmino, Bairro Assunção, estão incomodados com o barulho emitido por alarme de uma unidade da Vivo, que fica localizada ao lado do edifício. Segundo informações, o dispositivo é sensível e disparado com frequência, até mesmo com chuva.
O problema começou há mais de cinco anos, quando o local foi autuado pela Prefeitura de São Bernardo por conta da poluição sonora, emitida pelo sistema de resfriamento do local, e que já foi resolvido. Após o episódio, o local voltou a ser alvo de críticas por conta do alarme, que segundo o síndico do local, Duarte Marcelino, já chegou a ficar disparado por dias.
“De vez em quando o alarme dispara, é muito sensível, uma vez o esgoto voltou para o prédio e os gases do esgoto disparam o dispositivo. Da ultima vez disparou as 22h30 e só 9h do dia seguinte que desligaram, teve outra vez que ficou disparado todo o final de semana”, explica o síndico.
Sobre o contato com a empresa, Marcelino ainda diz que o contato com a Vivo é difícil, e sempre enfrentou dificuldade para efetuar reclamações. “Só consigo falar com eles pelo 0800, e tem que ser com um celular da operadora deles, e muitas vezes nem o atendente consegue contato com o local, é bem complicado”, salienta.
Procurada, a Vivo informa que uma equipe atua no local para regularizar a situação no menor prazo possível. A empresa ressalta ainda que a população pode entrar em contato para informar sobre irregularidades através do nosso site www.vivo.com.br, além dos canais oficiais no Facebook e Twitter.
Já a prefeitura de São Bernardo informou por meio de nota que efetua a fiscalização e controle de ruídos, através do Departamento de Fiscalização e Posturas, da secretaria de Serviços Urbanos. O local mencionado foi autuado pelo departamento, em 2015, por emissão de poluição sonora. Em 2017 e 2019 foram realizados novos monitoramentos, em atendimentos a denúncias de ruído de gerador e ar condicionado. Não foram constatadas irregularidades em nenhuma das ocasiões. Desde então, não há registro de reclamação do local junto à Administração. A Prefeitura disponibiliza o número 0800-7708-156 para que moradores possam fazer denúncias e pedidos de aferição de volume.