Em tempos de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus (covid-19), as prefeituras de Santo André, São Bernardo e São Caetano ampliaram as ações de comunicação em seus canais oficiais e imprensa com objetivo de manter a população informada a respeito das iniciativas adotadas para conter os efeitos de proliferação da doença na região. Em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (21/5) os secretários de todas as cidades confirmaram aumento no atendimento de demandas que chegou a 600%.
A Secretaria de Comunicação (Secom) de Santo André avalia que, desde o início do isolamento social, ampliou em 629% as interações com os munícipes via redes sociais. “Em um período de 50 dias tínhamos em média 86 mil interações, enquanto depois da pandemia esse número saltou para 576 mil atendidos até abril, sendo 150 mil somente em março”, diz a secretária Luciana Patara ao declarar os números expressivos.
Para dar conta da alta demanda nas redes sociais do prefeito Paulo Serra e das redes institucionais da Prefeitura, Luciana declara que precisou reforçar as ações com a equipe de comunicação. “Estão todos se desdobrando para atender da melhor forma todas as demandas. Para se ter ideia respondemos quase 40 mil perguntas em uma das lives do prefeito em menos de 48h, um número insano”, acrescenta ao lembrar ainda que mesmo com os atendimentos, os números não deixam de aumentar.
No maior município do ABC, em São Bernardo – com quase um milhão de habitantes – a situação é semelhante, as interações que antes da pandemia mundial já eram fortes, se intensificaram ainda mais no período de isolamento social. “A demanda com a população e imprensa cresceu pelo menos 50%, e com isso nosso trabalho também foi intensificado”, disse a secretária Thaís Santiago. Agora, com outro desafio: rebater e desenganar a população a respeito das fake news (notícias falsas) que confundem a população. “A dificuldade de rebater e informar a população é imensa, assim como nossa responsabilidade […] por isso não deixamos de intensificar o trabalho e reforçar todas as ações preventivas e necessárias para o combate à doença”, enfatiza.
Já em São Caetano, cidade com quase 170 mil habitantes, o trabalho da Secretaria de Comunicação diante do atendimento à imprensa foi triplicado, desta vez com foco no atendimento à grandes veículos de comunicação. “Nos últimos 30 dias tivemos pelo menos 30 matérias veiculadas nos principais veículos de comunicação, o que alavancou ainda mais nossas ações”, declara o secretário Fernando Scarmelotti.
Para dar conta da demanda, o secretário conta que foi necessário criar um comitê interno dos profissionais da Pasta para distribuir os materiais e atender as solicitações. “Dentro do próprio comitê debatemos todas as demandas advindas das redes sociais, imprensa e outras pautadas pela população, para assim conseguirmos trabalhar todos os assuntos sem deixar nada de importante para trás”, explica.
Uma das alternativas propostas pelo governo sulsancaetanense foi ampliar os recursos humanos para atender as solicitações da população. “Tivemos o acréscimo de pelo menos 10 mil pessoas nas redes sociais. Percebemos que a população começou a tentar buscar mais informações nos canais oficiais do governo, o que demandou de mais ações e informativos por parte da Prefeitura de São Caetano”, acrescenta.
Ações intensificadas
Fundamentais no processo de informar e conscientizar a população, as prefeituras em geral reforçam a necessidade do isolamento social assim como orientam os cidadãos sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) no combate da doença que já matou pelo menos 400 pessoas na região. Campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação, vídeos e até panfletos digitais foram idealizados com o intuito de barrar o contágio da doença.
Além dos sites e páginas do facebook, que seguem atualizados ao longo de todos os dias, com matérias e posts sobre o trabalho realizado pelas gestões municipais e suas secretarias, os perfis oficiais estão ainda mais ativos nesse período, com informações educativas acerca dos cuidados necessários para evitar a transmissão da doença. “Nossas redes são focadas em informar a população e direcionar quais são os procedimentos básicos para ficar longe da doença […] a população levou a questão ainda mais a sério quando o prefeito Orlando Morando contraiu a doença, e passaram a se cuidar ainda mais”, destaca a secretária Thaís Santiago.
Uma das principais dificuldades, em todas as cidades, é manter as pessoas em isolamento social e alertá-las sobre o uso de equipamentos de segurança. “Não tem muito mais o que fazer para que a população fique em casa. Agora nossa preocupação é com a informação precisa, em manter as pessoas bem informadas e fazê-las entenderem que a doença é grave, e precisa de conscientização”, completa.
Já em Santo André, cidade em que o trabalho da comunicação tem conquistado bons resultados na avaliação da secretária, foi intensificado a campanha do #usemáscaras, em que equipes da prefeitura estão mobilizadas a ensinar as pessoas a utilizarem o método de proteção a fim de proteger a si mesmo, familiares e população. “Embora a população esteja confusa com informações advindas de vários lugares e fake news, sentimos que o nosso trabalho está gerando resultado, a exemplo da campanha das máscaras de proteção em parceria com o Fundo Social de Solidariedade”, diz.
Nesta ação, a Prefeitura de Santo André em parceria com costureiras voluntárias, confecciona e distribui máscaras laváveis e higieniza as mãos da população. As equipes também circulam a cidade e fornecem orientações sobre a covid-19.