Prefeitos do ABC decidem antecipar Corpus Christi para 22/05

Conforme deliberação, cada um dos sete prefeitos enviará Projeto de Lei para aprovação das câmaras

Em Assembleia Extraordinária do Consórcio Intermunicipal, realizada por videoconferência na manhã desta terça-feira (19/5), que reuniu os prefeitos dos sete municípios que compõem a região, foi acordada a proposta de antecipação do feriado de Corpus Christi para sexta-feira (22/5).

O Governo do Estado também quer antecipar o feriado de 9 de julho, quando se comemora o Dia da Revolução Constitucionalista, para segunda-feira (25/05) porém a Assembleia Legislativa não conseguiu colocar a medida em votação.

Conforme deliberação, cada um dos sete prefeitos enviará Projeto de Lei para aprovação das câmaras. A medida é um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), com foco na minimização de danos e preservação de vidas.

Newsletter RD

O principal fator considerado pelos prefeitos para a antecipação do feriado em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foi o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal, programado para ser realizado até quinta-feira (21/5).

Em relação à próxima segunda-feira (25/5), governador João Doria encaminhou para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a proposta de antecipar o feriado estadual de 9 de julho. A medida, caso aprovada pelos deputados estaduais, valerá para todo o estado de São Paulo.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) fez um comunicado oficial logo após a reunião com os prefeitos. “Como a capital começa nesta quarta-feira o fechamento, e nós precisamos informar a nossa indústria, os prefeitos do ABC decidiram antecipar o feriado de Corpus Christi, para a próxima sexta-feira. Então nós teremos aqui o feriado na sexta, depois sábado, domingo e, se aprovado pela Assembleia Legislativa, o feriado de 9 de julho sendo antecipado para o próximo dia 25. Essa é uma forma que encontramos para ampliar o isolamento para poder conter o número de infectados e consequentemente oferecer a assistência médica”.

Segunda-feira
O governador João Doria (PSDB) encaminhou para a Assembleia Legislativa o projeto que antecipa para segunda-feira (25/05) o feriado da Revolução Constitucionalista que se celebra no dia 9 de julho. Porém com a quase totalidade dos deputados utilizando dos 15 minutos a que têm direito para se pronunciarem sobre a medida, a sessão virtual se estendeu até  depois das 21h e apenas foi votado o pedido de urgência para que o projeto entre na pauta. O projeto propriamente dito só será votado na quinta-feira (21).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes