Não é de hoje que pessoas mal intencionadas tentam invadir casas usando como fachada uma falsa prestação de serviços. Mas os golpes estão ficando cada vez mais elaborados. Nesta sexta-feira (15/05) um homem tentou invadir casas no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, se fazendo passar por funcionário da Sabesp e usou diversos argumentos para convencer os moradores a permitirem sua entrada. Porém o homem não conseguiu e foi embora.
Com argumentos bem elaborados para convencer os moradores a permitirem sua entrada, o homem de aproximadamente 30 anos, branco e gordo toca a campainha e diz que veio fazer a troca do hidrômetro. Ao tentar o golpe em uma casa na rua Cravinhos, o bandido foi frustrado por uma moradora que, mesmo diante dos argumentos, não o deixou entrar.
“Ele me disse que veio trocar o relógio e eu disse que aquele era novo, tinha sido trocado havia pouco tempo. Aí ele disse que o registro era de 2010 e que a validade é de no máximo 20 anos”, reproduziu a moradora, que pediu para não ter o nome revelado. “Fiquei com medo, achei suspeito e não deixei ele entrar. Aí ele pegou uma prancheta e disse que era a segunda tentativa de trocar e que se tivesse que voltar uma terceira vez a Sabesp cobraria uma taxa de R$ 94. Mesmo assim não deixei ele entrar. O seguro morreu de velho”, comentou a moradora.
A moradora publicou um alerta no grupo de moradores do bairro e soube outras pessoas também receberam a visita do suspeito. “Eu penso que se a Sabesp precisar entrar na minha casa para algum serviço tem que me comunicar oficialmente com antecedência, com um aviso na conta, por exemplo. Mas nas últimas contas não veio aviso nenhum”, explica. O homem que tentou entrar nas casas do Baeta Neves, não usava uniforme e pilotava de uma motocicleta.
Ouça:
Em nota enviada ao RD a Sabesp informa que todos os seus prestadores de serviço se apresentam devidamente uniformizados com crachá de identificação e carro adesivado. “A companhia acrescenta ainda que essas visitas são agendadas com a anuência do morador. Se isso não ocorrer, os moradores devem recusar a prestação do mencionado serviço. Em caso de dúvida, podem entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo número 0800 055 0195, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita.
Confira link: Sabesp disponibiliza recomendações de segurança para os moradores
Confira folheto que alerta sobre os falsos funcionários: