A pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem deixado vestígios cruéis para familiares que perderam entes queridos com a doença. Além do luto, da aceitação de perdas suprimidas, velórios suspensos e sepultamentos rápidos, a depressão e ansiedade têm atingido boa parte da população. Desse modo, o ABC oferece serviço de acolhimento gratuito para pessoas que encaram o processo de luto.
A Pastoral Escolar e Universitária da Universidade Metodista inscreve, até 15 de maio, para o projeto Enlutad@s, grupo de diálogo e aconselhamento para homens e mulheres com idade acima de 18 anos, que vivenciam o processo de luto, independente do tempo de perda. O grupo é aberto ao público e as vagas são limitadas.
Os encontros começam dia 20 de maio e são semanais, às quartas-feiras, a partir das 10h, com duração de uma hora e meia em dois blocos de 40 minutos. Em razão do isolamento social devido à pandemia , nesta edição os encontros se realizarão de forma on-line, por meio do aplicativo Zoom. Interessados devem confirmar inscrição pelo e-mail pastoral@metodista.br com nome completo, telefone – celular/WhatsApp, o vínculo de perda e onde visualizou a divulgação do projeto.
Nas sete cidades da região é possível encontrar ajuda também nos CAPs (centros de atenção psicossocial), que fornecem acolhimento a vítimas de depressão, ansiedade e outros transtornos. Equipes multiprofissionais atuam com ações individuais e coletivas, oficinas terapêuticas, atendimento domiciliar etc.
Quem também atende gratuitamente é o Instituto de Psicologia Quatro Estações, em São Paulo, com suporte psicológico a indivíduos, grupos ou famílias que sofrem com os riscos de processos de luto complicados. Com a pandemia, foram desenvolvidos serviços específicos de atendimento para casos relacionados à covid-19, com grupo de apoio voltado também a profissionais de saúde que atendem vítimas do coronavírus.
O CVV (Centro de Valorização da Vida), com unidades em Santo André, São Bernardo e São Caetano, também fornece atendimento gratuito, por meio do telefone 188, que não exige identificação. Além da chamada por telefone, há 105 postos físicos e atendimento via internet (www.cvv.org.br).