Neste ano, o Dia das Mães – data mais importante para o ramo de restaurantes- se passa em meio à crise mundial. Apesar disso, os estabelecimentos do ABC se preparam para, neste domingo (10), investir ainda mais em entregas e serviços de retirada no balcão, a fim de mitigar o prejuízo. Entre as alternativas adotadas estão a ampliação do cardápio e maior raio de entregas.
Em Ribeirão Pires, o sócio proprietário do restaurante Canoa Quebrada, Wiliam Ferreira, 52, conta que a forma que encontrou para passar pelo feriado em meio à crise, que impactou a renda do estabelecimento em até 80% a menos, comparado ao ano passado, foi investir em promoções e aumentar as opções de pratos. “Passamos a trabalhar com sopas no pão italiano, combo mexicano, e comida de boteco, além das opções tradicionais”, explica.
Ferreira ressalta que o prejuízo calculado neste mês é de 60% em relação ao ano anterior, mas que este número já foi maior. “No começo da pandemia, nossas vendas chegaram a diminuir em 80%”, diz. O sócio explica que as promoções também são aliadas do empreendimento para passar pela data, e que as mudanças já surtiram efeito. “Estamos nos reinventando, fazemos promoções e optamos por oferecer variedades no cardápio. Já vendemos bem mais por delivery do que anteriormente. Passamos a atender Mauá e Rio Grande da Serra em um raio de até 4km”, conclui.
Os carros-chefes do restaurante para o Dia das Mães continuam sendo os mesmos, filé à parmegiana, peixes e pizzas. Apesar disso, novidades também fazem parte das alternativas oferecidas pelo estabelecimento. “Decidimos voltar a oferecer lanches tradicionais do restaurante que faziam sucesso antigamente”, conta Ferreira. Em relação aos preços, o sócio proprietário diz que foram mantidos, com pratos individuais a partir de R$ 18.
O Rosas Churrascaria, restaurante de Santo André com 56 anos de atuação na cidade, foi um dos empreendimentos afetados pela crise, que rendeu prejuízo de 70% de queda nas vendas. Para tentar compensar os custos na data de mais relevância para o segmento, o proprietário Mauro Rosa Júnior explica que a aposta foi no delivery.
“Agora comercializamos nossos pratos através de entregas. Como o tradicional filé mignon à parmegiana e a salada de escarola com torresmo”, diz Rosa. As opções para o Dia das Mães possuem preço médio de R$ 126, versão que serve até quatro pessoas, com acompanhamento, salada e prato principal. O local atende pelo aplicativo iFood, com raio de 4km aos domingos e drive-thru.
No restaurante e padaria Nova Rio Grande, em Rio Grande da Serra, o impacto nas vendas também foi alto, o que resultou na queda de 60%. Para o Dia das Mães, a proprietária Andrea Escudeiro, 45, diz que investiu em promoções e carnes variadas, que são vendidos apenas através de retirada no balcão. “As novidades para a data são as carnes assadas e porções para compor o almoço de domingo”, diz. Afetado pela crise, este ano o empreendimento irá dar continuidade aos valores e pratos promocionais mesmo após feriado, como forma de manter o ritmo de vendas. (Colaboraram Ingrid Santos e Nathalie Oliveira)