Os shoppings centers estão entre os setores da economia que mais são pressionados por conta as medidas de isolamento que forçaram o fechamento das portas ao público. Para fazer frente ao distanciamento do consumidor os shoppings adotaram nesta semana que antecede o Dia das Mães novas formas de relacionamento comercial, baseadas nas vendas on-line e a entrega por delivery ou drive-thru. Para o gerente do Shopping Praça da Moça, em Diadema, Daniel Lima, é grande a expectativa para a reabertura das lojas, mas ela deve ser gradual, observando os cuidados de higienização e de contato. Segundo ele o avanço nas vendas no ambiente virtual, alternativa dos lojistas durante a pandemia, é algo que veio para ficar.
Desde segunda-feira (04/05) o Praça da Moça está fazendo entregas das vendas feitas pelos lojistas pelos canais virtuais. “Tivemos retorno na hora e pelas redes sociais. Acharam muito prático. O retorno foi bem positivo tanto para clientes como para os lojistas”, comentou Lima. “O sistema Drive Thru é para ter um pouco de operações na semana que antecede o Dia das Mães. No site ele consegue contatar a loja, faz a compra remota e se desloca até o shopping, faz o pagamento retira o produto e vai embora, nem desce no carro”, explica. A equipe que faz as entregas no estacionamento do shopping usa luvas, máscara, disponibiliza álcool em gel, higieniza os itens que serão entregues, seguindo protocolos de segurança. “Limpa até a maquininha depois do uso, seguindo todo o protocolo para não ter nenhum problema”, conta o gerente.
Os lojistas não tiveram muita dificuldade para se adaptarem as vendas on-line, alguns já tinham esse tipo de serviço que acabou se intensificando agora em meio a pandemia. Mesmo os que não tinham se adaptaram rápido. O shopping disponibilizou também uma nova ferramenta de e-commerce, o campo “Vitrine” no site do shopping (www.shoppingpracadamoca.com.br) onde o lojista pode expor seus produtos com fotos, preços e outros detalhes.
O drive-thru, que funcionaria até sábado, véspera do Dia das Mães, vai ser prorrogado. Daniel Lima disse que estuda uma forma deste tipo de atendimento continuar mesmo após a retomada das vendas presenciais. “Abrimos uma vitrine virtual em que ele consegue expor o produto, o valor, o contato como se fosse um E-commerce das lojas do shopping, a gente já planejava a fazer e acabou adiantando. Isso mostra que tem que ser tudo integrado, a loja física e virtual, dando facilidade para o cliente. Mesmo depois que abrir isso vai ser uma cultura que encurtou o relacionamento. Tinha lojista que já fazia isso (vendas on-line) sozinho e agora a gente pode ajudar”. O drive-thru funciona das 10h às 20h.
Ainda não há um relatório destes primeiros dias do drive-thru nem de outras ações de vendas on-line. “Não temos estimativa, é um período totalmente atípico, fora do normal. É tudo muito novo para todo mundo”, disse o gerente do shopping de Diadema que relatou que diversas ações promocionais e de marketing estavam previstas para essa época. “Tínhamos pensado em ação promocional com sorteio, eventos, e ficou tudo parado. A gente imagina que o retorno seja bem lento, sem grandes eventos, para que a volta seja um pouco mais calma. Já temos um plano de reabertura que envolve disposição de álcool em gel no shopping todo, desde a entrada, informação pelo shopping todo e acesso com máscara. Quando reabrir queremos ter todas as regras de segurança para que as pessoas se sintam seguras”, analisa.
O shopping Praça da Moça tem cerca de 3 mil funcionários diretos em 160 lojas. Daniel Lima não tem ainda o impacto da pandemia nestes postos de trabalho. “A gente sabe que maioria dos lojistas suspendeu contratos, foram dadas muitas férias, para que, na retomada, a loja já tenha a equipe de volta. A gente viu o esforço muito grande de todo mundo para ter alternativa evitando ao máximo demitir”, finaliza o gerente.