Nada de corredores lotados, entra e sai de lojas, nem decoração ou sorteio de carros, viagens e outras ações de marketing típicas dos shoppings centers neste Dia das Mães. A segunda melhor data para o comércio, que perde apenas para o Natal, terá estratégias de vendas muito diferentes este ano, que são mais tentativas de sobrevivência do varejo durante a pandemia da Covid-19. O atendimento no sistema Drive-thru ou vendas pela internet tendo o delivery como aliado, são as estratégias dos centros de compras da região. Ofertas, brindes e descontos para compras antecipadas são diferenciais de algumas lojas.
As ações visam minimizar os efeitos do isolamento social e as lojas fechadas. A PIC (Pesquisa de Intenção de Compra) elaborada pelo Observatório de Ciências Econômicas da Metodista já prevê queda de pelo menos 30% nas vendas. A expectativa é de que o Dia das Mães movimente R$ 93 milhões – ante os R$ 129 milhões gastos 2019. Para o economista e coordenador do estudo, Sandro Maskio, nem todos os consumidores estão familiarizados ou se sentem seguros com as compras on-line, além disso as pessoas vivem um momento de queda no orçamento familiar. “Não só o problema de adequação para a internet, mas o desemprego, queda de renda das famílias e o problema de logística com fechamento do comércio que explicam esse cenário”, explica.
No São Bernardo Plaza a administração resolveu incentivar a compra antecipada dos presentes. Ao adquirir um vale de R$ 100, o cliente ganha um acréscimo de 20%, oferecido pela Ame, aplicativo de pagamentos digitais de contas e cashback. A compra do voucher ainda dá direito a um kit com 6 esmaltes. “Nesse cenário de shoppings com operações suspensas ou reduzidas, nossa ação promove o que consideramos um ciclo do bem, com o consumidor sendo o protagonista em prol do ecossistema de milhares de mães que dependem das vendas geradas pelo varejo brasileiro. Ao participar da ação, o cliente apoia esse ecossistema e ainda ganha benefícios financeiros e brindes” – avalia Mairá Mendonça, Gerente de Trade Marketing da brMalls. As compras são entregues por serviço de delivery. O shopping também oferece o drive-thru que funciona no acesso F, com entrada pela avenida Rotary 624 – entrada 1. Os clientes podem conferir no site quais lojas já aderiram a este modelo e a forma de agendamento, pelo link https://www.
As duas facilidades também foram adotadas por outro shopping na mesma cidade; o Metrópole. Desde 29/4, o site do shopping tem uma página com a indicação de todas as marcas presentes no empreendimento e que têm canais de venda online, direcionando o cliente diretamente para e-commerce, Whatsapp e Pick Up. No caso do Pick Up, o consumidor pode fazer a compra online e a retirada do produto será realizada no estacionamento, com entrega agendada no formato drive-thru. A retirada por drive thru começou no domingo (02/05) e funciona das 12h às 20h. O shopping garante que a entrega é feita de forma organizada e segura, com horário agendado, preservando distâncias mínimas e tomando todos os cuidados de higienização. O foco inicial é o Dia das Mães, mas a ação irá se estender para ajudar os lojistas a venderem produtos diversos e atender às outras demandas dos consumidores. “Essas iniciativas irão, de um lado, apoiar e ajudar os lojistas diante dos desafios deste período que estamos vivendo; de outro lado, facilitarão a vida dos clientes, que poderão comprar com conveniência, praticidade e segurança”, comenta Marcelo Zaffalon, superintendente do Shopping Metrópole. Veja a lista das lojas no site: www.shoppingmetropole.com.br.
Outro centro de compras de São Bernardo, o Golden Square também tem drive-thru para facilitar as compras da data, tudo com entrega agendada. A campanha de Dia das Mães será de 4 a 9 de maio e reunirá as marcas presentes nos shoppings da rede que já trabalham com canais de venda online, como e-commerce, delivery ou take away. Para Diego Marcondes, head de Marketing da Ancar Ivanhoe, a proposta é oferecer a integração de soluções já existentes a novas ideias. “Esse é um modelo de negócio gera valor para os lojistas, que passam a encontrar nos shoppings uma parceria estratégica para a logística na etapa final da entrega de produtos comprados online”. Para o Dia das Mães, o Drive Thru vai funcionar diariamente de 12h às 20h. Até o dia 9 de maio, o estacionamento estará com o período de carência prolongado de até 3h. Informações em www.goldensquareshopping.com.br .
O Mauá Plaza Shopping também investiu nas vendas online e entregas. “Antes mesmo do decreto de quarentena vários lojistas já tinham realizado investimentos para o Dia das Mães, pois é algo planejado com muita antecedência. Por isso, continuamos apoiando o delivery e acreditamos que a iniciativa é uma maneira eficaz e segura para clientes e lojistas”, pontua o gerente geral do shopping, Rafael Comanele. No centro de compras o cliente deve entrar em contato com a loja, escolher o produto, combinar a forma de pagamento e o horário para entrega. Vale lembrar que, seguindo as orientações das autoridades de saúde, as operações participantes deverão higienizar todas as encomendas. Vinte e sete lojas participam da ação. Mais informações: www.mauaplaza.com.br.
O Shopping ABC, em Santo André, um dos mais tradicionais da região, também mudou a forma tradicional de vender. os consumidores poderão fazer seus pedidos diretamente nas lojas participantes, via WhatsApp, e retirar até a véspera do Dia das Mães (sábado, 09/05), das 11h às 18h, na Doca 1 do empreendimento. Cinquenta lojistas aderiram à iniciativa. “Nossa expectativa é que essa nova modalidade de compras amplie as possibilidades de vendas dos nossos lojistas e ofereça boas opções de compras para os nossos clientes. O Dia das Mães é uma data especial e os filhos com certeza querem agradecer todo esse amor com um lindo presente”, afirma Flavia Tegão, gerente de marketing do Shopping ABC. O regulamento e as lojas participantes podem ser consultados no site: www.shoppingabc.com.br.
O Atrim, também em Santo André preparou também um sistema de Drive-thru especial para o Dia das Mães. Vinte lojas participam da ação e as entregas acontecem na entrada principal. Vinte e três lojas de alimentação, papelaria, higiene e saúde, já contam com entregas por delivery. A lista das participantes está em: www.atriumshoppingsantoandre.com.br.
No Grand Plaza as compras podem ser feitas pelo ON Stores, a loja on-line do shopping no endereço https://loja.grandplazashopping.com.br, ou acessando diretamente os canais de venda exclusivos das lojas do shopping. Para retirar as mercadorias no shopping o cliente precisa combinar a entrega com a loja e utilizar o sistema de drive-thru, instalado na área interna do estacionamento e em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde. O centro de compras destacou até algumas sugestões de presentes os produtos da Casa Bauducco que montou kits de presentes; Delicatos, Grissini tradicional, Biscotti maçã com canela, Biscotti Abracci e Dragées. Em três opções de cestas, os preços começam em R$ 45. A loja Multicoisas vende o secador Philco Action Ion Liss na cor vermelho cereja com duas velocidades, três temperaturas, jato de ar frio e fio com 1,9m de comprimento (por R$ 119,90). O relógio Citizen, com cristais Swarovski da loja Magnifique, sai por R$ 698. A loja TheBody Shop sugere o Spray Corporal de Morango, com 100 ml por R$ 70; o perfume Fragrância de Lolita, por R$ 155; e o creme capilar Vegano de Banana, por R$ 125.
Em Diadema o Shopping Praça da Moça terá o estacionamento aberto até sábado (09/05) para a retirada dos presentes comprados on-line nas lojas participantes. Dez lojas atendem os pedidos via WhatsApp e a entrega pode ser agendada entre as 10h e 20h, com entrada pela rua Graciosa. O centro de compras garante segurança e todos cuidados de higiene. “A iniciativa foi pensada para movimentar o comércio que tem na data uma das mais importantes do ano para vendas, além de ajudar os clientes a adquirir aquele mimo para a mãe com muita segurança”, comenta o gerente de marketing, Daniel Lima. Informações em: www.shoppingpracadamoca.com.br.